Nesse sentido, a atuação ideal dos zoológicos é, além de manter uma relação positiva entre a humanidade e a vida silvestre, proteger e preservar a biodiversidade do meio ambiente. Dessa forma, esses espaços detém a responsabilidade de auxiliar espécies que podem ser consideradas extintas, também oferecendo apoio a animais que perderam seus habitats, em queimadas ou desmatamentos, ou que se encontram em desvantagem em seu respectivo nicho ecológico. Assim, esse centros ecológicos possibilitariam uma contribuição significativa para o artigo 255 da Constituição Federal de 1988, na medida que promovem o meio ambiente ecologicamente preservado e equilibrado, bem comum e essencial à qualidade de vida, para as presentes e futuras gerações.
Entretanto, esse papel é contrariado por zoológicos que atuam desrespeitosamente frente às várias diversidades de vidas silvestres, agindo com uma visão monetária prematura. Dessa maneira, tais organizações ilegais confinam animais de grande e pequeno porte em jaulas com condições precárias de sobrevivência e obtêm-os através de tráficos ambientais. Nesse contexto, as necessidades e a reinserção dos seres vivos no meio ambiente são totalmente descartados. Apesar dessas ações serem consideradas como crime ambiental, de acordo com a teoria de Banalização do Mal formulada pela filósofa alemã Hannah Arendt sobre a perpetuação de problemáticas cotidianas pela passividade social frente à elas, há, nessa perspectiva, um descaso populacional sobre combater essas atuações ilegais que continuarão invertendo seu papel ecológico.
Sob essa ótica, é imprescindível que o Poder Legislativo regulamente o caráter de preservação ambiental e respeito à vida dos zoológicos, por meio de leis que punam severamente irregularidades e inspeções mais rígidas. Ademais, para que mais atuações ilegais sejam barradas, as organizações de mídia, como redes sociais, canais de TV, Rádio e plataformas digitais, como YouTube e Google, devem mobilizar e informar a população para agir contra os maus tratos a animais, por meio de campanhas ambientais e canais de denúncias. Dessa maneira, será possível banir ações cruéis em zoológicos, e reverter essa representação da Roma antiga no comportamento humano diante de outras formas de vida.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.