Primeiramente, falta uma lei que regulamente esse trabalho tão essencial para os dias de hoje, os motoristas não têm garantias de nada e muitas vezes terminam o dia gastando mais do que receberam. A filósofa alemã Hannah Arendt desenvolveu o conceito da banalidade, onde diz que: “Quando uma atitude agressiva ocorre constantemente, as pessoas param de vê-la como errada.”, nesse contexto podemos comparar o conceito da banalidade com as violações trabalhistas que os motoristas de aplicativo sofrem no Brasil. É inadmissível que no Brasil ainda existam pessoas sem direitos trabalhistas consolidados pelo Estado.
Ademais, os motoristas ainda têm que lidar com os passageiros problemáticos que se acham superiores por estar na condição de cliente-servidor, onde o Brasil tem uma cultura de que “O cliente tem sempre razão”, essa situação faz com que muitas pessoas se sintam no direito de destratar a pessoa que está prestando o serviço. Nelson Mandela, advogado e ex-presidente da África do Sul, diz que “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”, diante disso, cabe também a população se conscientizar de que ninguém é superior a ninguém. Com a história Brasileira em relação a trabalho escravo, é revoltante que a população ainda tenha esse pensamento retrógrado quando se fala de respeito ao trabalhador.
Depreende-se, portanto, que a solução é o Estado criar uma lei trabalhista específica para os motoristas de aplicativos, onde o poder Legislativo deverá consolidar que essa lei assegure todos os ônus que a profissão traz, como também os riscos e os bônus devidos. E, em parceria com as mídias brasileiras, o governo faria campanhas para melhorar essa relação cliente-servidor, conscientizando a sociedade de que por trás de um motorista de aplicativo, tem uma pessoa que está levando o sustento de uma família. Visando assim uma melhora de vida para o motorista e para os cidadãos brasileiros que usufruem desse serviço essencial que desafoga o caos dos transportes coletivos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.