Avatar do usuário
Por Johngo
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#93414
A Constituição Federal Brasileira, em seu artigo 6°, garante o transporte como um direito social. Porém, infelizmente, devido a ineficácia do Estado em garantir esse direito no Brasil, surgiram os aplicativos de transporte para dar esse suporte, mas há ainda muitas dificuldades para os motoristas que prestam esse serviço. Diante dessa perspectiva, faz-se necessário uma discussão sobre o tema.

Primeiramente, falta uma lei que regulamente esse trabalho tão essencial para os dias de hoje, os motoristas não têm garantias de nada e muitas vezes terminam o dia gastando mais do que receberam. A filósofa alemã Hannah Arendt desenvolveu o conceito da banalidade, onde diz que: “Quando uma atitude agressiva ocorre constantemente, as pessoas param de vê-la como errada.”, nesse contexto podemos comparar o conceito da banalidade com as violações trabalhistas que os motoristas de aplicativo sofrem no Brasil. É inadmissível que no Brasil ainda existam pessoas sem direitos trabalhistas consolidados pelo Estado.

Ademais, os motoristas ainda têm que lidar com os passageiros problemáticos que se acham superiores por estar na condição de cliente-servidor, onde o Brasil tem uma cultura de que “O cliente tem sempre razão”, essa situação faz com que muitas pessoas se sintam no direito de destratar a pessoa que está prestando o serviço. Nelson Mandela, advogado e ex-presidente da África do Sul, diz que “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”, diante disso, cabe também a população se conscientizar de que ninguém é superior a ninguém. Com a história Brasileira em relação a trabalho escravo, é revoltante que a população ainda tenha esse pensamento retrógrado quando se fala de respeito ao trabalhador.

Depreende-se, portanto, que a solução é o Estado criar uma lei trabalhista específica para os motoristas de aplicativos, onde o poder Legislativo deverá consolidar que essa lei assegure todos os ônus que a profissão traz, como também os riscos e os bônus devidos. E, em parceria com as mídias brasileiras, o governo faria campanhas para melhorar essa relação cliente-servidor, conscientizando a sociedade de que por trás de um motorista de aplicativo, tem uma pessoa que está levando o sustento de uma família. Visando assim uma melhora de vida para o motorista e para os cidadãos brasileiros que usufruem desse serviço essencial que desafoga o caos dos transportes coletivos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por abiaacs
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#0
boa noite, John

li seu texto e minhas observações estarão a seguir.

[] erros;
() observações;
{} observações mais aprofundadas.

A Constituição Federal Brasileira, em seu artigo 6°, garante o transporte como um direito social. Porém, infelizmente, devido a ineficácia do Estado em garantir esse direito no Brasil, surgiram os aplicativos de transporte para dar esse suporte, [mas] (entretanto) há ainda muitas dificuldades para os motoristas que prestam esse serviço. Diante dessa perspectiva, faz-se necessário uma discussão sobre o tema.

[Primeiramente] (Diante desse cenário), falta uma lei que regul[ament]e esse trabalho tão essencial para os dias de hoje,(em que) os motoristas não [têm] (possuem) garantias [de nada] e(,) muitas (das) vezes(,) terminam o dia (de trabalho) gastando mais do que receberam. (ausência de conectivo) A filósofa alemã Hannah Arendt desenvolveu o conceito da banalidade, onde diz que: “Quando uma atitude agressiva ocorre constantemente, as pessoas param de vê-la como errada.”[,](.) nesse contexto(, é possível) [podemos] comparar o conceito da banalidade com as violações trabalhistas que os motoristas de aplicativo sofrem no Brasil. (ausência de conectivo) É inadmissível que no Brasil ainda existam pessoas sem direitos trabalhistas consolidados pelo Estado.

Ademais, os motoristas (quais motoristas? sei que é chato mas tem que sempre especificar) ainda têm que lidar com os passageiros problemáticos que se acham superiores por estar na condição de cliente-servidor[,](. É visível que isso ocorre mais) [onde] no Brasil(,) [tem] (o qual possui) uma cultura de que “O cliente tem sempre razão”, [essa situação] faz(endo) com que muitas pessoas se sintam no direito de destratar a pessoa que está prestando o serviço. {1- (ausência de conectivo) Nelson Mandela, advogado e ex-presidente da África do Sul, diz que “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”, diante disso, cabe também a população se conscientizar de que ninguém é superior a ninguém.} {2- Com a história Brasileira em relação a trabalho escravo,} é revoltante que a população ainda tenha esse pensamento retrógrado quando se fala de respeito ao trabalhador.

{1}: repertório não condiz com o assunto tratado. se quiser permanecer com ele, tente melhorar a sua conexão com o assunto proposto.

{2}: em nenhum momento você citou escravidão na introdução ou durante o arg.1, logo não procure adicionar mais temas que não serão discutidos. isso mostra falha na estrutura.

Depreende-se, portanto, que a solução (de quê?) é o Estado (seja mais específico quanto ao agente) criar uma lei trabalhista específica para os motoristas de aplicativos, [onde] (em que) o poder Legislativo deverá consolidar que essa lei assegure todos os ônus que a profissão traz, como também os riscos e os bônus devidos. (ausência de modo\meio, finalização.)(Além disso,) ]E], em parceria com as mídias brasileiras, o governo (seja mais específico) [faria] (deve fazer) campanhas para melhorar essa relação cliente-servidor, conscientizando a sociedade de que por trás de um motorista de aplicativo, [tem] (há) uma pessoa que está levando o sustento de uma família. Visando assim(,) uma melhora de vida para o motorista e para os cidadãos brasileiros que usufruem desse serviço essencial(,) que desafoga o caos dos transportes coletivos. (ausência de modo\meio. Proposta incompleta. Nenhum dos dois argumentos proposto estavam completos.)

Vejo que você possui algumas dificuldades quanto ao uso dos conectivos, tome cuidado pois isso desconta pontos na c3 e na c4. além disso, você faz uso excessivo do verbo "ter", procure usar sinônimos para não ser repetido no texto e, também, há frases de cunho coloquial, o qual juntos há queda na c1. Como disse anteriormente, seu repertório no desenv2 foi pouco articulado, sendo assim também haverá desconto na c2. Espero que tenha entendido as minhas correções ao longo do texto. Abraços! ❤

Se você acha que eu contribuí com seu aprendizado e que minha correção vale o preço de um café, meu pix é [email protected].
Além disso, fiquem a vontade de me mandar mensagem caso surjam dúvidas. ❤
2
Avatar do usuário
Por Casey12
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#93431
1- usou repertório de forma produtiva
2- alguns erros de gramática. Leia seu texto varias vezes para não errar por falta de atenção.
3- ótima organização e estrutura
4- conclusão completa


( receberá a base da nota)
2
Avatar do usuário
Por abiaacs
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#93503
boa noite, John

li seu texto e minhas observações estarão a seguir.

[] erros;
() observações;
{} observações mais aprofundadas.

A Constituição Federal Brasileira, em seu artigo 6°, garante o transporte como um direito social. Porém, infelizmente, devido a ineficácia do Estado em garantir esse direito no Brasil, surgiram os aplicativos de transporte para dar esse suporte, [mas] (entretanto) há ainda muitas dificuldades para os motoristas que prestam esse serviço. Diante dessa perspectiva, faz-se necessário uma discussão sobre o tema.

[Primeiramente] (Diante desse cenário), falta uma lei que regul[ament]e esse trabalho tão essencial para os dias de hoje,(em que) os motoristas não [têm] (possuem) garantias [de nada] e(,) muitas (das) vezes(,) terminam o dia (de trabalho) gastando mais do que receberam. (ausência de conectivo) A filósofa alemã Hannah Arendt desenvolveu o conceito da banalidade, onde diz que: “Quando uma atitude agressiva ocorre constantemente, as pessoas param de vê-la como errada.”[,](.) nesse contexto(, é possível) [podemos] comparar o conceito da banalidade com as violações trabalhistas que os motoristas de aplicativo sofrem no Brasil. (ausência de conectivo) É inadmissível que no Brasil ainda existam pessoas sem direitos trabalhistas consolidados pelo Estado.

Ademais, os motoristas (quais motoristas? sei que é chato mas tem que sempre especificar) ainda têm que lidar com os passageiros problemáticos que se acham superiores por estar na condição de cliente-servidor[,](. É visível que isso ocorre mais) [onde] no Brasil(,) [tem] (o qual possui) uma cultura de que “O cliente tem sempre razão”, [essa situação] faz(endo) com que muitas pessoas se sintam no direito de destratar a pessoa que está prestando o serviço. {1- (ausência de conectivo) Nelson Mandela, advogado e ex-presidente da África do Sul, diz que “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”, diante disso, cabe também a população se conscientizar de que ninguém é superior a ninguém.} {2- Com a história Brasileira em relação a trabalho escravo,} é revoltante que a população ainda tenha esse pensamento retrógrado quando se fala de respeito ao trabalhador.

{1}: repertório não condiz com o assunto tratado. se quiser permanecer com ele, tente melhorar a sua conexão com o assunto proposto.

{2}: em nenhum momento você citou escravidão na introdução ou durante o arg.1, logo não procure adicionar mais temas que não serão discutidos. isso mostra falha na estrutura.

Depreende-se, portanto, que a solução (de quê?) é o Estado (seja mais específico quanto ao agente) criar uma lei trabalhista específica para os motoristas de aplicativos, [onde] (em que) o poder Legislativo deverá consolidar que essa lei assegure todos os ônus que a profissão traz, como também os riscos e os bônus devidos. (ausência de modo\meio, finalização.)(Além disso,) ]E], em parceria com as mídias brasileiras, o governo (seja mais específico) [faria] (deve fazer) campanhas para melhorar essa relação cliente-servidor, conscientizando a sociedade de que por trás de um motorista de aplicativo, [tem] (há) uma pessoa que está levando o sustento de uma família. Visando assim(,) uma melhora de vida para o motorista e para os cidadãos brasileiros que usufruem desse serviço essencial(,) que desafoga o caos dos transportes coletivos. (ausência de modo\meio. Proposta incompleta. Nenhum dos dois argumentos proposto estavam completos.)

Vejo que você possui algumas dificuldades quanto ao uso dos conectivos, tome cuidado pois isso desconta pontos na c3 e na c4. além disso, você faz uso excessivo do verbo "ter", procure usar sinônimos para não ser repetido no texto e, também, há frases de cunho coloquial, o qual juntos há queda na c1. Como disse anteriormente, seu repertório no desenv2 foi pouco articulado, sendo assim também haverá desconto na c2. Espero que tenha entendido as minhas correções ao longo do texto. Abraços! ❤

Se você acha que eu contribuí com seu aprendizado e que minha correção vale o preço de um café, meu pix é [email protected].
Além disso, fiquem a vontade de me mandar mensagem caso surjam dúvidas. ❤
2
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
10 Respostas 
4403 Exibições
por Mylike
Desafios enfrentados pelos ciclistas no Brasil
por Casey12    - In: Outros temas
2 Respostas 
329 Exibições
por Casey12
3 Respostas 
437 Exibições
por Kethyllyn
1 Respostas 
165 Exibições
por Kimmdoo10
1 Respostas 
141 Exibições
por cmih
0 Respostas 
48 Exibições
por Thgomes
3 Respostas 
281 Exibições
por Hyque
0 Respostas 
233 Exibições
por Edmilly
3 Respostas 
314 Exibições
por Layanaxr
12 Respostas 
604 Exibições
por Alunaaaamed

@jheromagnoli pode corrigir por favor

JoaoPedro72 ajudaa por favorrr :D

Na novela "carrossel" é n[…]

Ná série "euphoria&quot[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM