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Por 1000MNA
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No ano de 1988, foi promulgado um dos documentos mais significativos do sistema jurídico brasileiro: a Constituição Cidadã, cujo conteúdo garante que é direito de todos os cidadãos, sem distinção, a dignidade humana. Entretanto, os recorrentes casos de desvalorização do trabalhador doméstico configura um obstáculo para o real cumprimento da legislação nacional. Logo, é necessária a desconstrução da ineficácia do Poder Público, bem como do descaso das instituições formadoras de opinião.
Em primeiro plano, a atuação ineficiente do Estado representa uma realidade que potencializa a problemática. À vista disso, grande parte de trabalhadores domésticos não é devidamente amparada por órgãos públicos, já que está reduzida - ou quase inexistente – a fiscalização para garantias constitucionais destinadas a esse grupo social, como a Lei Complementar 150, que assegura, a título de exemplo, o FGTS e o adicional noturno. Esse contexto de inoperância das esferas de poder exemplifica a teoria das Instituições Zumbis, de Zygmunt Bauman, a qual descreve o Governo como presente na sociedade, mas que não cumpre, infelizmente, seu papel com eficiência.
Ademais, outro entrave é a mentalidade retrógrada de algumas famílias brasileiras, que motivam a persistência desse transtorno social. Nesse viés, a desvalorização do trabalhador doméstico revela uma situação que se adequa ao conceito conhecido como Banalidade do Mal, desenvolvido pela filósofa Hannah Arendt, no qual afirmava que uma atitude agressiva quando ocorre constantemente, o indivíduo torna-se incapaz de perceber as próprias maldades. Dessa forma, muitos lares ainda convivem com a ideia de que os empregados são “inferiores”, por isso, sujeitos à violência psicológica – ou até física, e, não havendo uma educação crítica e social nas escolas, esse cenário tende a se agravar, reduzindo a dignidade humana.
Portanto, é fulcral criar medidas que visem ao enfrentamento de todos os aspectos dessa adversidade. Para isso, as escolas – responsáveis pelas diretrizes sociais - devem combater a violência contra os empregados domésticos, por meio de seminários periódicos e de “workshops”, mostrando para pais e alunos a importância do respeito ao trabalhador do lar, a fim de preservar sua dignidade. Além disso, o Judiciário brasileiro deve, com o auxílio da Polícia Federal, fiscalizar e garantir o devido cumprimento das leis constitucionais. Assim, o Brasil será uma nação justa para todos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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