De início, vale salientar que a negligência governamental agrava o problema. Acerca disso, como estudado pelo historiador José Murilo de Carvalho, para que haja uma cidadania completa no Brasil é necessário a coexistência dos direitos civis políticos e sociais. Entretanto, no corpo social contemporâneo evidencia-se que o descaso do governo impossibilita a redução de crimes de pirataria no Brasil, uma vez que os indivíduos procuram por produtos de preços baixos. Todavia, tal questão ocorre, pois, os comércios originais demandam condições de classe social alta para a população.
Ademais, destaca-se a base educacional lacunar como outro elemento fundamental do revés. Isso acontece, pois observa-se a omissão de instruções sociais no papel formador do jovem na escola, de modo que o sujeito não tem habilidade para perceber a prática de crimes como o da pirataria no cotidiano ou até mesmo combater essa exploração. Essa situação encontra forças no ensaio Pedagogia do Oprimido, cunhado pelo pedagogo Paulo Freire, o qual caracteriza o ambiente escolar como uma ferramenta de opressão que não habilita o sujeito para convivência em sociedade, como nas situações representadas pelo fato da pirataria ser um dos meios mais usados por aqueles que não obtiveram informações educacionais.
Portanto, faz-se necessárias medidas para minimizar os fatos mencionados. Logo, cabe o Ministério público - órgão responsável pela defesa de interesses sociais - juntamente com o poder legislativo, proporcionar ações que visam fiscalizações efetivas da lei existente, por meio de verbas da União. Além disso, o Ministério da Educação deve promover conhecimentos específicos na Base Nacional Comum Curricular sobre o combate aos crimes relacionados ao comércio brasileiro. Isso deve ser feito a fim de assegurar as condições legais da justiça brasileira.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada