Convém ressaltar, a princípio, que a falta de legislação é um fator determinante para a persistência do problema. Segundo Umberto Eco,"Para ser tolerante é preciso fixar os limites do intolerável". Nesse sentido, percebe-se uma lacuna, explicitada pela falta de uma legislação adequada. Assim, sem base legal, ações de remediação são impossibilitadas, o que acaba por agravar a questão da insegurança presente nos adolescentes no mercado de trabalho atual.
Em consequência disso, surge a questão do silenciamento do indivíduo que intensifica a gravidade do problema. O filósofo Foucault defende que na sociedade pós-moderna, alguns temas são silenciados para que as estruturas de poder sejam mantidas. Nesse sentido, percebe-se uma lacuna no que se refere ao debate em torno dos graves empecilhos presentes na zona de trabalho ao serem encarados pelos jovens, que tem sido silenciado. Assim, sem diálogo sério e massivo sobre esse problema sua resolução é impedida.
É evidente, portanto, que tais entraves precisam ser solucionados. No entanto, deve-se modificar a visão da população acerca das leis. Isto pode ocorrer através de uma ação conjunta do Poder Judiciário com o Ministério da educação, promovendo palestras e debates em escolas acerca do processo de elaboração e fiscalização das leis no Brasil, de modo que as novas gerações se tornem mais atuantes e entendam o propósito das leis à resolução de problemas como a incapacidade das pessoas diante das ofertas de trabalho. Por fim, é preciso que a comunidade brasileira se encare como responsável pelo problema, pois de acordo com Platão, o primeiro passo para mover o mundo é mover a si mesmo.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
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Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
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Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
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