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Por Thanzinha
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Os desafios do mercado de trabalho no Brasil contemporâneo
O artigo 6° da Constituição Federal Brasileira, diz que é direito de todo cidadão o acesso ao trabalho, porém, no Brasil contemporâneo os desafios enfrentados para ingressar no mercado trabalhista tem prejudicado quem está à procura de crescimento profissional. Nesse sentido, a falta de mão de obra qualificada e a negligência governamental contribuem para o número de desempregados na sociedade.
Em primeira análise, é notório que o desenvolvimento tecnológico e a ausência de qualificação contribuem para o desemprego. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2022 aproximadamente 12 milhões de brasileiros estão desempregados. Desse modo, torna-se irrefutável o fato de que as empresas contratam por nível de qualificação, onde o critério é que as pessoas se modernizem na mesma proporção que o mundo se desenvolve, atualmente é mais fácil ser empregado quem tem contato com áreas tecnológicas justamente devido a globalização. Portanto, fica para trás quem não possui acesso à educação e oportunidades qualificativas. Sendo assim, é necessário que haja mais investimentos para o âmbito profissional.
Ademais, o descaso do governo contribui em grande escala com o cenário de desemprego. De acordo com o poema de Ferreira Gullar, "não há vagas" ele diz: "o preço do feijão não cabe no poema, não cabem no poema o gás, a luz, o telefone e a sonegação". Dessa forma, o poema diz muito sobre a realidade brasileira. De fato, a constituição e os direitos propostos nela estão deturpados, é inviável um desempregado arcar com os custos necessários para se manter e se torna ainda mais difícil sobreviver quando a inflação aumenta e o preço de tudo sobe.
Desse modo, é imprescindível democratizar o acesso à empregabilidade no Brasil. Portanto, cabe ao Ministério da Economia, órgão responsável pelo desenvolvimento econômico e trabalhista do país em conjunto com o Ministério da Educação (MEC), instituírem políticas públicas que visem aprimorar programas de inclusão aos desempregados, por meio de uma pré-qualificação para jovens e adultos sejam eles estudando ou não e após a conclusão já ingressaram no mercado de trabalho, a fim de reduzir o desemprego e a desigualdade. Dessa maneira, o artigo 6º da constituição passará a cumprir seu papel socialmente.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por Thanzinha
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#93122
@Felipe082 Olá, tudo bem??? Você poderia corrigir minha redação? Desde já agradeço!!
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