Em primeira análise evidencia-se que o silenciamento e a naturalização do trabalho infantil é um impasse para a resolução do problema. Sob essa ótica, Hannah Arendt-filósofa política alemã- cita que ''O pior mal é aquele visto como cotidiano''. Dessa forma, muitas crianças abandonam a instituição escolar para serem servidas como ''mão de obra fácil'', com uma maior porcentagem no cargo de vendedores ambulantes, onde é normalizado com uma maior facilidade por uma grande parte da sociedade, principalmente, quando se trata de famílias e crianças pobres em situação de rua.
Além disso, é notório a falta de direitos humanos igualitários -dever da Constituição Federal de 88- onde uma das ''promessas'' é o direito á educação e transporte, além de ter como objetivo proporcionar a plena formação do indivíduo para o melhor convívio em sociedade, para o trabalho e participação social, o que não chega a ser executado coerentemente, já que muitas pessoas não tem acesso a educação, transporte e, consequentemente, a formação escolar. Desse modo, a falta de oportunidades para uma parcela da sociedade ainda é descomunal. Consoante a isso, a falta do ensino gera uma grande dificuldade de se investir no mercado de trabalho, trazendo cada vez mais uma maior desigualdade socioeconômica.
Depreende-se, portanto, a adoção de medidas que venham conter os desafios da evasão escolar no brasil. Dessa maneira, cabe a autoridade administrativa detectar com maior frequência o trabalho infantil, desenvolver apoio para famílias necessitadas sem condições a educação , oferecer transporte escolar para os alunos, organizar juntamente com a escola atividades indisciplinares, proporcionando por meio de palestras a conscientização da importância educacional no Brasil, a fim de diminuir a evasão escolar recorrente, aumentando a porcentagem de alunos na escola e uma melhoria na educação. Somente assim, conseguiremos mudar de maneira eficiente a situação dos alunos, como já visto na série ''Segunda Chamada'',
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 133
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 147
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 147
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.