Em primeira análise, evidencia-se que as manifestações hipócritas de alguns usuários nos meios de plataformas de comunicação é um problema que faz o cancelamento crescer, porém, os órgãos públicos não fazem muito para resolver tal problemática. Nesse contexto, o filósofo Zygmund Bauman criou a expressão “Institutos Zumbis”, a qual diz a respeito de que algumas instituições como o estado, estão perdendo a sua função social. Devido à falta de atuação das autoridades, muitos indivíduos se sentem à vontade de julgar e ridicularizar os outros, provocando que o receio de muitas pessoas com as redes sociais cresça.
Além disso, é notório que o mau uso das redes sociais é um dos motivos que mais fazem as pessoas cometerem crimes ou serem vítimas, tudo isso pela grande escassez de debates sobre o empecilho. Nesse sentido, segundo o sociólogo Karl Marx, essa falta de discussões se encaixa em sua teoria do “Silenciamento dos Discursos”, no qual alguns temas são omitidos na sociedade a fim de ocultar as mazelas sociais. Desse modo, a ausência dos discursos faz com que o mau uso das plataformas digitais persista, ocasionando em possíveis cancelamentos.
Portanto, faz-se necessário ações para conter os problemas discutidos. Para tanto, o Governo Federal, cuja função é manter a harmonia social, por meio do Ministério das Comunicações, deve promover palestras com especialistas de modo a combater as manifestações hipócritas das pessoas na internet. Além disso, cabe à mídia através das redes sociais, a exemplo do Instagram e Facebook, divulgar um passo a passo de como utilizar a internet de uma forma produtiva, com o intuito de fazer com que as pessoas se conscientizem e usem corretamente as plataformas de comunicação. Feito isso, a realidade destoará da obra de Dimenstein.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.