A falta de apoio e ineficácia do estado em garantir a segurança da população anciã, além de fatores culturais que levam a exploração dos idosos podem ser listadas como causas para tamanho agravamento. Um exemplo chocante, foi o recente caso de uma senhora idosa, mantida em cativeiro por seu próprio filho adotivo na cidade de Sobradinho, na Bahia, por volta de fevereiro de 2022, o mesmo tinha intenções de se apropriar da herança de sua mãe adotiva, e lhe torturava, casos assim, embora lastimáveis, são usuais.
Os meios digitais, contudo, facilitaram imensamente divulgação e denúncia de casos de violência contra os idosos, e de 2014 até os dias de hoje, o número de denúncias cresce exponencialmente, como confirma os meios de mídia UOL e G1 em pesquisas levantadas no ano de 2021.
Ainda falta muito, e projetos por parte do ministério da justiça e segurança pública, o MJSP, são necessários para garantir a proteção da população idosa, se ressalva também, a demanda por esforços conjuntos entre ONG's e Governo Federal, para formação de campanhas instrutivas, e assim incentivar a denúncia e o auxílio a população idosa.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 0
Você não atingiu os critérios definidos na Competência 1. O participante demonstra desconhecimento total da norma padrão, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 0
Você não atingiu os critérios definidos na Competência 3. O participante apresenta informações, fatos, opiniões e argumentos incoerentes ou não apresenta um ponto de vista
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 0
Você não atingiu os critérios definidos na Competência 4. O participante apresenta informações desconexas, que não se configuram como texto. Não há a presença de conectores ou estes estão sendo usados de forma equivocada, confundindo o estabelecimento de sentido.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.