De início, a prevalência de interesses financeiros consiste em fator determinante para a permanência do impasse. Acerca disso, conforme o sociólogo Karl Marx, o capitalismo prioriza lucros em detrimento de valores. Nessa perspectiva, tal visão cabe perfeitamente no contexto brasileiro atual, dado que o uso de agrotóxicos, embora prejudique a saúde humana e o meio ambiente, permanece como o principal meio de combate a pragas nas plantações. Isso ocorre não só devido à priorização de interesses financeiros – característica marcante do sistema capitalista –, como também pela necessidade de não se perder a produtividade das plantações. Assim, esse fator contribui acentuadamente para a controvérsia.
Por consequência do uso exacerbado de pesticidas, desenvolvem-se problemas na saúde da população. Segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde, ocorreram 45,7 mil atendimentos de intoxicações por agrotóxico entre 2010 e 2019. À vista disso, é notório que o uso desses insumos agrícolas prejudica fortemente a saúde dos indivíduos e, muitas vezes, causa doenças graves – como câncer – que, futuramente, podem evoluir e levar pessoas a óbito. Logo, a persistência da utilização de pesticidas nas plantações é um problema que faz vítimas cotidianamente.
Infere-se, pois, que são necessárias medidas para amenizar a situação. Para tal, cabe ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) investir em pesquisas por meios de combater pragas nas plantações que não sejam prejudiciais à saúde humana – a exemplo, o uso de controle biológico –, por meio de verbas governamentais, de modo a produzir alimentos livres dos insumos tóxicos agrícolas. Essa medida terá como principal finalidade reduzir os casos de intoxicação por agrotóxicos no país. Por fim, com essas medidas, a nação caminhará rumo ao progresso e a Constituição será devidamente aplicada.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.