Avatar do usuário
Por Anna1
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#92965
Conforme a Constituição Federal de 1988, a saúde é um direito de todos. Entretanto, no cenário brasileiro contemporâneo, tal norma não é aplicada na prática, uma vez que o uso de agrotóxicos é constante no país, o que causa muitos efeitos negativos na saúde da população. Assim, fatores como a priorização do lucro e o adoecimento populacional consistem, respectivamente, em uma causa e uma consequência dessa grave problemática.

De início, a prevalência de interesses financeiros consiste em fator determinante para a permanência do impasse. Acerca disso, conforme o sociólogo Karl Marx, o capitalismo prioriza lucros em detrimento de valores. Nessa perspectiva, tal visão cabe perfeitamente no contexto brasileiro atual, dado que o uso de agrotóxicos, embora prejudique a saúde humana e o meio ambiente, permanece como o principal meio de combate a pragas nas plantações. Isso ocorre não só devido à priorização de interesses financeiros – característica marcante do sistema capitalista –, como também pela necessidade de não se perder a produtividade das plantações. Assim, esse fator contribui acentuadamente para a controvérsia.

Por consequência do uso exacerbado de pesticidas, desenvolvem-se problemas na saúde da população. Segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde, ocorreram 45,7 mil atendimentos de intoxicações por agrotóxico entre 2010 e 2019. À vista disso, é notório que o uso desses insumos agrícolas prejudica fortemente a saúde dos indivíduos e, muitas vezes, causa doenças graves – como câncer – que, futuramente, podem evoluir e levar pessoas a óbito. Logo, a persistência da utilização de pesticidas nas plantações é um problema que faz vítimas cotidianamente.

Infere-se, pois, que são necessárias medidas para amenizar a situação. Para tal, cabe ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) investir em pesquisas por meios de combater pragas nas plantações que não sejam prejudiciais à saúde humana – a exemplo, o uso de controle biológico –, por meio de verbas governamentais, de modo a produzir alimentos livres dos insumos tóxicos agrícolas. Essa medida terá como principal finalidade reduzir os casos de intoxicação por agrotóxicos no país. Por fim, com essas medidas, a nação caminhará rumo ao progresso e a Constituição será devidamente aplicada.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por Katsmoking
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#92966
Bom dia @Anna1 !! Parabéns pela redação! Está excelente :D
- Somente uma coisa me despertou curiosidade, o tema fala dos 'EFEITOS do consumo..' que podemos considerar sinônimo de 'consequência', logo, penso que usar um dos desenvolvimentos todo para citar uma CAUSA pode ser um pouco contraditório em relação ao tema.
- Sei também que o modelo dissertativo argumentativo diz para falar oque sabe sobre o tema em questão de maneira geral. Só estou me expressando por conta desse fator muito evidente no desenvolvimento, parece que focou demais no capitalismo como causa.

💕“O sonho é que leva a gente para a frente."
Frase de Ariano Suassuna
>> Peça uma correção aprofundada ;) : Correção nota 1000!
1
Avatar do usuário
Por Jorgeeee
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#93073
Ficou muito bom sim. E em relação a usar um dos desenvolvimentos inteiro para dissertar sobre a causa não tem problema nenhum, você fez uma relação de causa e efeito muito boa. Por que, afinal, sem causa não há efeito. SHOOWW
1
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
123 Exibições
por Ingridyyiii
A crise humanitária que aflige o povo yanomami
por Ela23    - In: Outros temas
1 Respostas 
136 Exibições
por Ela23
A crise humanitária que aflige o povo yanomami
por Ela23    - In: Outros temas
0 Respostas 
87 Exibições
por Ela23
0 Respostas 
52 Exibições
por Davilly
0 Respostas 
67 Exibições
por AlyCapy
Agrotóxicos no Brasil
por Casey12    - In: Outros temas
2 Respostas 
234 Exibições
por Mylike
0 Respostas 
90 Exibições
por Luigimario
Os impactos do uso de agrotóxicos no Brasil
por Anne24    - In: Outros temas
2 Respostas 
804 Exibições
por OlrenBeat
Uso de agrotóxicos
por Dabliuxis    - In: Outros temas
0 Respostas 
81 Exibições
por Dabliuxis
O uso de agrotóxicos no Brasil
por an4bi4    - In: Outros temas
0 Respostas 
45 Exibições
por an4bi4

Não só no Brasil mais assim como em […]

É fato público e notório a im[…]

Ao longo dos anos, na sociedade, houve pandemias q[…]

John lock , filósofo inglés destaca-[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM