A princípio, pessoas idosas são vítimas de violência doméstica sendo agredidas por parentes. Durante a pandemia, segundo o ministério da mulher, da família e dos direitos humanos as denúncias de violência contra idosos quintuplicaram neste período, onde essas pessoas deviam ser cuidadas e protegidas por causa da covid-19 sendo grupos de risco, passaram tempos em casa sofrendo violência corporal e psicológicas por familiares.
Além disso, pessoas idosas sofrem com abandonos porém este não é o único obstáculo que aumenta os números de quaisquer ato. Segundo Platão, " Deve-se temer a velhice, porque ela nunca vem só.", ou seja os idosos sofrem com dores físicas e emocionais sendo impossibilitados de trabalhar em qualquer área, com isto tem o devido acesso à aposentadoria o que acarreta interesses financeiros de pessoas que os violenta - as e a pessoa idosa com medo não denuncia por causa de ameaças.
Portanto, para que este obstáculo seja reduzido é imprescindível que o ministério da cidadania promova ações que fortaleça a importância de cuidar dos idosos e respeitá - los através de propagandas e folhetos que conscientizem as pessoas idosas a denunciar quaisquer ato de violências e ameaças. Fazendo com que qualquer idoso como o Carl de up-altas aventuras sejam respeitados em convívio familiar e social realizando seus sonhos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.