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Por Carrara
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"No meio do caminho tinha uma pedra, tinha uma pedra no meio do caminho". A poesia modernista de Carlos Drummond de Andrade demonstra a dificuldade de certos impasses serem solucionados. Assim a persistência da pedra no caminho é a mesma da violência contra idosos no Brasil. Nesse âmbito, convém discutir como o preconceito e a impunidade intensificam o problema.
Primeiramente, a intolerância familiar agrava a temática. Segundo Hannah Arendt, "quando um erro é cometido várias vezes a sociedade passa a compreende-lo como natural". Desse modo, muitas famílias violentam os idosos como algo normal, pois, o preconceito está enraizado desde sempre. Nesse contexto, pessoas idosas são violentadas, não só fisicamente, como psicologicamente dentro da própria casa.
Outrossim, as falhas na justiça implicam na problemática. De acordo com Jean Jacques Rousseau, na obra "contrato social", "cabe ao estado viabilizar ações que garantam o bem-estar da população. Todavia, tal ideologia não passa do plano teórico, devido às altas taxas de violência contra idosos sem punição. Dessa maneira, o não cumprimento das leis, aumenta a ousadia dos agressores que cometem os crimes sem medo de serem punidos.
Infere -se, portanto, que a discriminação da pessoa idosa aumenta o problema. O poder executivo, por meio de seu poder sobre as leis, deve garantir que os criminosos sejam punidos da forma correta e que as as vítimas tenham todo apoio necessário. O ministério dos direitos humanos, deve criar postos de apoio a idosos vítimas de violência. Com o intuito de, acabar com a violência e melhorar a qualidade de vida no país.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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