Em primeira análise, evidencia-se o machismo impregnado na sociedade. Sob essa ótica, de acordo com a Secretaria de Políticas para as Mulheres cerca de 63% dos casos de violência relatados contra a mulher são realizados por seus ex ou atuais parceiros, sendo 31,81% violência psicológica, como ameaças, e 51,68% violência física. Dessa forma, evidencia-se que o machismo é um dos fatores que levam a persistência da violência contra a mulher no Brasil.
Além disso, é notória a ineficácia do legislação brasileira sobre a violência contra a mulher. Desse modo, dos 332.216 casos que envolvem a Lei Maria da Penha apenas 33,4% são julgados. Consoante a isso, em pouquíssimos casos de violência à mulher o agressor chega a ser sentenciado.
Depreende-se, portanto, a adoção de medidas que venham diminuir a persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira. Dessa maneira cabe ao Estado, assegurar que o maior número possível de casos chegue a ser julgado, por meio de novas legislações, a fim de que o agressor seja sentenciado e que se possa garantir a segurança da vítima. Somente assim, as agressões relatadas em Acotar não fariam parte da realidade da sociedade brasileira.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.