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Por Gojiberry
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A disputa entre população e mineradora, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais pela posse da Serra do Curral, demonstra a vontade do povo de preservar seu patrimônio natural, e para que tais movimentos se repliquem por todo o território brasileiro, é necessário que se estabeleça o sentimento de pertencimento à causa, bem como a união nas reivindicações como principal fator de mudança. Assim, urge debater acerca dessa problemática.
Em primeiro lugar, é preciso salientar que o ser humano que não se compreende como parte do ecossistema tende a se autodestruir. Segundo Paul Watson, fundador do Greenpeace, “A inteligência é a habilidade das espécies de viver em harmonia com o ambiente” coisa que não ocorre na espécie humana devido à degradação das fontes naturais de recurso, já que os autores não conseguem se enxergar no fim da cadeia de seus atos. Dois retratos dessa realidade foram os rompimentos das barragens de mineração em também em Minas Gerais, que deixaram um rastro de destruição irreversível com incontáveis perdas.
Outrossim, é a necessário despertar a consciência coletiva de que a participação social é a base para a mudança do estado vigente. De acordo com o sociólogo Manuel Castells, os movimentos sociais não tomam necessariamente o poder, mas sim, dissolvem-no por meio da transformação da mentalidade de seus adeptos, o que é extremamente necessário no contexto hodierno, com destaque, na dissolução do poder e mudança de raciocínio empresarial das grandes indústrias e sua relação com os patrimônios naturais. Dessa forma a comunidade seria regida pela sustentabilidade de suas ações.
Dessarte, exposta a voz do povo como agente de progresso e a autoconsciência enquanto ser dependente, cabe ao Poder Legislativo promover audiências públicas, recorrendo a canais de comunicação com as casas legislativas, a fim de validar reivindicações de movimentos ambientalistas, e ao Poder Executivo a desagregação das pastas de Meio Ambiente e Agricultura por intervenção de decreto presidencial ou imposição do Judiciário, para que o então Ministério de Meio Ambiente tenha autonomia na execução de decisões tomadas no órgão parlamentar. Somente assim, a população, seus líderes e a cadeia produtiva entrarão em harmonia com seu espaço de vivências.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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