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Por alunalet
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"A educação sozinha não transforma a sociedade, mas sem ela tampouco a sociedade muda." A frase, do educador e filósofo brasileiro Paulo Freire, visa mostrar que sem a educação não á melhora, como acontece com os presos no Brasil, onde apesar de existir lei que estabelece direito ao ensino poucas intituições penais ofertam esse serviço educacional, isso acontece pois as prisões vivem em situações precárias e por naturalizar essa privação de direitos.
Em primeira análise, a situação dos presídios são precárias, o sistema carcerário abriga o dobro de detentos a mais que sua capacidade, sem alimentação, higiene e infraestrutura adequadas, situações desumanas e que dificultam a realização do ensino e ainda promove revolta dos mesmos, aumentando a opressão, sendo assim, tendo nenhuma perspectiva de melhora.
Vale ressaltar, ainda, a privação de direitos e sua naturalização pela sociedade que mesmo tendo conhecimento dessa violação dos direitos humanos,seja elas, expressas em violências, morais e também nas condições das prisões, muitas das vezes não olham para a vulnerabilidade desse grupo e não buscam formas para ajudar ou lutar por esses direitos, a fim de resgatar a dignidade e os valores, tornando, desse modo essas pessoas ainda mais excluída e invisível.
Portanto, é necessário que o Estado juntamente com o DEPEN, tome medidas cabíveis para o cumprimento dos direitos humanos do sistema prisional, oferecendo melhores condições no sistema carcerário e, principalmente, a educação, abrindo novos caminhos e possibilitando a ressocialização.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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