A princípio, percebe-se como os brasileiros que mais sofrem pelo impasse são as minorias. Assim, de acordo com o Ministério da Justiça, mais de 50% dos encarcerados são negros e mais de 40% não concluíram o ensino fundamental. Em concordância, a falta de empatia do restante da população pode ser justificado por conceito de Hannah arendt de banalidade do Mal, o qual explica que a sociedade inferioriza as pessoas seguindo estereótipos e não ligam por essas estarem como seus direitos feridos.
Ademais, se nota impasses presentes no sistema carcerário. Nesse sentido, se destaca que a justiça brasileira é falha, e quem possui mais "status" consegue facilmente se safar de crimes - como caso Mari Ferrer, por exemplo. Além de que, os carcerários possuem uma enorme precariedade nos presídios, com a constante falta de produtos básicos e a superlotação dos mesmos.
Tendo em vista os aspectos mencionados, é fato que medidas devem ser tomadas para amenizar o impasse. Faz-se necessário que o Ministério das Comunicações, em sinergia com empresas de canais abertos e rádios, por meio de propagandas de alertas, promovam uma representação real do sistema carcerário brasileiro, para assim conscientizar os brasileiros e buscar a redução de carcerários nos presídios. Somente assim, os direitos descritos na Constituição estarão mais próximos de serem assegurados.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.