A futura dominação das máquinas sobre os cargos manuais também resultam na geração de novos empregos, que requerem algumas habilidades como o trabalho em equipe, a criatividade, o conhecimento tecnológico e a negociação. Contudo, a preparação e adaptação para o novo mercado de trabalho é, em sua maior parte, ausente do sistema de ensino brasileiro, o que acaba por deixar os estudantes atordoados com as mudanças do futuro. Esse fator, junto da dificuldade da obtenção de emprego durante o início da carreira do cidadão, deixa muitos jovens-adultos desempregados.
O período da pandêmia do vírus COVID-19 também foi responsável por desestabilizar muitos estudantes, mudando o âmbito do mercado de trabalho para um espaço novo e completamente digital durante o isolamento. Todavia, a quarentena também ressaltou a importância do conhecimento tecnológico nas indústrias e trouxe reconhecimento a práticas como o home-office, que é muito presente nas empresas mais modernas.
Com mais da metade da população já em risco de perderem seus empregos para as máquinas, deixar que a futura classe trabalhadora fique despreparada para enfrentar esses obstáculos não é uma opção viável. Desse modo, é necessária a ação do Ministério da Educação para que alterações sejam feitas dentro do sistema de ensino brasileiro, visando trazer aos estudantes uma melhor preparação para o novo mercado de trabalho. Paralelamente, as escolas devem incentivar os educandos a desenvolver habilidades essenciais para as profissões do futuro, como o trabalho em equipe e a criatividade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada