Dessa forma, em primeira análise, a mente individualista é um desafio presente no imbróglio. Para o filósofo Zygmunt Bauman, "A sociedade atual é fortemente influenciada pelo individualismo". Nessa lógica, percebe-se que as pessoas, atualmente, pensam somente em si e não se importam com o coletivo. E quando se trata da diversidade entre os indivíduos, cada um pensa que apenas suas características e opiniões importam, uma vez que não há respeito às diferenças, a exemplo da cultura, religião e raça. Assim, torna-se necessário a presença da empatia, da atenção e do cuidado diante da assimetria cultural.
Em paralelo, a sensação de superioridade é um entrave no que tange à problemática. De acordo com o primeiro artigo da Declaração Universal dos Direitos Humanos, todos nascem livres e iguais em dignidade e direito. Essa perspectiva conta que todos os indivíduos de uma sociedade são iguais perante a lei apesar das diferenças individuais, como a raça por exemplo. No entanto, algumas pessoas se sentem superiores à outras por possuírem bens e riquezas ou até mesmo por serem preconceituosas, e, por conseguinte, menosprezam e discriminam os cidadãos, que para muitos, são considerados inferiores, como os bissexuais, os negros e os pobres. Destarte, urge que o preconceito e o desrespeito deixem de fazer parte da vida de cada indivíduo.
Portanto, indispensável intervir sobre a questão. Para isso, os meios de comunicação, como os canais de TV e as redes sociais (Facebook e Instagram por exemplo), devem trazer aos leitores e ouvintes propagandas explicando sobre a importância de conviver respeitando as diferenças de cada pessoa, a fim de que se tenha mais cidadãos empáticos e gentis na sociedade. Tal ação pode, ainda, contar com relatos de pessoas que já sofreram discriminações, com o intuito de mostrar a realidade que não deve mais existir. Somente assim será mais fácil desintegrar esse preconceito enraizado.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.