A princípio, o caso Lázaro Barbosa demonstra os perigos desse conflito, já que consequentemente após ser confundido, outro homem é sequestrado e agredido. Além disso, expõe a vida pessoal de Lázaro desde seus familiares e envolvidos. Com isso, é visível que as midias são sensacionalistas, onde exageram ao ponto de não respeitar a privacidade dos indivíduos. Entretanto, no artigo 7 do codigo de ética do jornalismo afirma " o compromisso fundamental do jornalista é com a verdade dos fatos, e seu trabalho se pauta pela precisa apuração dos acontecimentos e sua correta divulgação ". Logo, é necessário ressaltar a relação entre políticas, mídia e publicidade. Sendo os principais geradores do controle da informação.
Do mesmo modo, esses três setores trabalham juntos a publicidade tem seu primordial objetivo de anunciar propagandas, marketing, ideias com fins comerciais e serviços proposto. Ademais, a mídia é a forma mais adequada de publicar e atrair os usuários ao consumo. Tal como, envolve políticos a favor desse comércio, com intuito de agregar seu desenvolvimento econômico, sendo um dos maiores influenciadores.
Portanto, as maneiras de previnir a manipulação nos meios de comunicação é esclarecendo o tema nas escolas, por meio de palestas e debates, sendo realizado pelo (MEC) ministério da Educação, com a intenção de informar e conscientizar os demais jovens. Além, da criação de um conselho para fiscalizar a mídia, com definições de regras relembrando até que ponto uma notícia pode reprecutir e as influências permanecerem como medida acessível. Proposto pelo Poder executivo e empresas publicitárias.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.