Sob essa ótica, cabe reconhecer a inobservância do Governo como um dos catalisadores da problemática. Isso porque, em razão da carência de políticas públicas que tencionam campanhas publicitárias de conscientização de progenitores acerca dos riscos da hiperconectividade de crianças e adolescentes no âmbito virtual, com o intuito de barrar vícios e indevido uso de imagens e informações de interesse parental, a sociedade desenvolve postura omissa e, por vezes, relativiza os malefícios do contato precoce da nova geração nas redes sociais. Imerso nesse escopo, dentre os efeitos da exposição dos referenciados, estão a comercialização de imagens de menores e seu contato com discurso de ódio, que são revestidos de uma máscara sobre mera opinião difundida por usuários, bem como o aliciamento via discursos otimistas. Zigmunt Bauman, nessa lógica, a partir da premissa de "Corporações Zumbis", elucida acerca da potencialidade das instituições do Estado em manter a sua forma a todo custo e, por fim, perdem sua função social. Fica claro, pois, a urgência de medidas paliativas para reverter essa disparidade.
Paralelo isso, outra causa latente desse revés decorre do imaginário ultrapassado do âmbito societário em negligenciar a questão. Seguindo essa concepção, assim como é retratado na célebre obra "A república", de Platão, um grupo de homens, acorrentados em uma caverna, viam somente sombras na parede acreditando que constituíam a realidade. Nesse ínterim, é notório que, em cenário análogo, o povo tende a aceitar passivamente a inserção de juvenis ao mundo virtual, não se dando conta dos efeitos nocivos para a saúde mental e física deste grupo vulnerável, dado que se encontram suscetíveis a encarar conflitos incompatíveis com a faixa etária, como julgamentos e distorção de imagem. Por conseguinte, ausência de monitoramento dos pais perpetua esses casos, o que favorece o aparecimento de psicopatologias, a exemplo, ansiedade e depressão. Logo, enquanto as situações mencionadas forem banalizadas, tal panorama será massificado.
Dessarte, em virtude desses episódios nefastos à harmonia social, faz-se mister a atuação do Ministério da Educação – órgão responsável por reger o sistema educacional – elaborar e implementar no espaço das instituições de ensino, um projeto de incentivo à valorização das tecnologias de forma didática, chamado "Tec consciente", com o objetivo de mudar a postura da nova geração e seus tutores. Essa ação deverá ocorrer por intermédio de rodas de conversa entre o corpo e estudantil e pais de alunos, dando margem a interações lúdicas com meio digital e suas ferramentas benéficas, além de estímulo ao contato consciente desde cedo. Assim, a nação poderá usufruir de seus direitos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.