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Por Rayyy
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A constituição de 1988 - documento de maior importância no sistema jurídico brasileiro - diz que todos os cidadãos têm direito à segurança e à dignidade. Entretanto, quando se observa a prática de bullying nas escolas do Brasil, tais prerrogativas não têm se mostrado presentes, dificultando, assim, o acesso desses direitos tão importantes. O bullying se configura com o ato de agredir alguém verbal, física ou psicológicamente, seja por meio de "piadas" maldosas, retaliações ou comentários com tom ácido. Nessa perspectiva, uma análise séria sobre como combater essa situação se mostra necessária.
No filme "Extraordinário" é apresentado o personagem Auggie, um menino que estudou em casa desde sempre por conta de uma deficiência facial, mas que decide começar o ensino fundamental II na escola – onde não demora muito até começar a se ver sendo alvo de piadas por conta de sua aparência. Fora da ficção, o que se nota não é uma realidade muito distinta: o bullying é resultado do preconceito com o diferente, e pode gerar sequelas sérias. Nesse contexto, é importante destacar o papel essencial que a família tem de, além de ensinar desde muito cedo seus membros a respeitarem todas as pessoas igualmente, também buscar maneiras precisas de notar uma vítima ou mesmo um agressor, conscientizando-o sobre o assunto e suas consequências.
Ademais, notas baixas, falta de autoestima e isolamento social são alguns fatores que indicam a presença do bullying - enquanto alguns têm vergonha de pedir ajuda, outros têm medo de denunciar. Dessa forma, torna-se também função do corpo docente nas escolas incentivar seus alunos a não serem cúmplices nem ficarem calados vendo uma injustiça acontecer, visto que, do contrário, a violência só prevalece. Nesse sentido, é importante também trazer uma linha de reflexão como a do filme "Extraordinário", que mostra que todos os indivíduos são únicos e não há nenhum problema nisso.
Portanto, se faz evidente que o debate acerca do 'bullying' nas escolas brasileiras é imprescindível. Nessa lógica, torna-se dever do Ministério da Educação promover palestras informativas e aulas para pais e alunos, que visem ser núcleos com intenção de discutir formas parar superar esse problema e trazer projetos inclusivos, sendo necessária também a contratação de psicólogos para os estudantes. Somente assim as pessoas adotarão postura mais consciente e, enfim, será formado um espaço educativo mais seguro.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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Por Rayyy
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#92303
Oi, será que alguém poderia corrigir? Essa é a primeira vez que escrevo uma redação e queria muito saber em que pontos preciso dar mais atenção (fica aqui meu agradecimento desde já)

@JoaoPedro72 @Joacelio @LunaCuacoski @GlendaDorr @Cassio19
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