No livro "O ódio que você semeia", Starr Carter é uma adolescente negra que presencia o assassinato do seu melhor amigo por um policial, ao testemunhar no tribunal, a jovem sofre uma série de chantagens. Paralelo a isso, no Brasil, a população negra e pobre é constantemente abordada sem indícios de crime que, por sua vez, estão mais propensas aos abusos de poder, porque são facilmente reprimidas por quem está no poder.
Além disso, a legitimidade quanto aos abusos de autoridade é superficial e fraca. Segundo o Jornal Folha de São Paulo, as pessoas se sentem destimuladas a prestar queixa devido ao fato de que, na maioria das vezes os casos de abuso de autoridade sequer são investigados, e por medo de retaliação. Sendo assim, o uso abusivo de poder é legitimado pela falta de atuação punitiva ao agressor. Consequentemente, restringindo os direitos dos cidadãos a segurança pública.
Em síntese dos fatos apresentados, é cabível ao Ministério da Segurança Pública promover um treinamento mais intensivo e humanizado para representar um policiamento preventivo e não repressivo. Além disso, o Ministério da Justiça tem a responsabilidade de garantir sanções adequadas aos casos de abuso de poder e violência policial, de modo que os fatores retratados afetarão a forma de combate à violência no Estado brasileiro.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 147
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.