Padrão: 0-100
I) Estrutura (0-25): Seguir padrão do texto dissertativo argumentativo
II) Conteúdo (0-30): Análise de ideias fundamentais, consistência e relevância argumentativa
III) Expressão (0-25): Atenção a norma culta e a adequação vocabular a questão
IV) Clareza, Coesão e Concisão (0-20)
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Nelson Mandela fala que a educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. Entretanto, no Brasil, o ensino técnico não é trazido com a importância que rege ao ser visto como apenas mais uma competência curricular e não um modo de mudar a vida de um estudante. Nesse sentido, fica evidente que o cenário nefasto ocorre em razão não só do precário investimento neste ramo educativo, mas também da consciência social relacionada ao seu impacto.
Cabe salientar que a falta de estrutura é um problema presente na educação brasileira, e isso se reflete no ensino técnico. Segundo Pitágoras deve-se educar as crianças para não ser necessário punir os adultos. Dessa forma, se retira desta máxima a importância da relação entre estudantes e professores, algo muito importante em um ensino profissionalizante que prepara o aprendiz para a vida, mas que infelizmente se prejudicado devido à falta de investimentos no setor, algo que indubitavelmente inviabiliza a promoção de estágios, projetos ou até mesmo, em casos extremos, disciplinas essenciais para construção do arcabouço de conhecimento de um bom profissional. Portanto, tal cenário impede que o jovem tenha acesso à toda base prática necessária para sua, real, formação.
Além disso, a ínfima consideração de parte da população para com os efeitos desse tipo de escola, no futuro do jovem, contribuem para tal óbice. Como dito por Aristóteles que a educação tem raízes amargas ,mas seus frutos são doces. Contudo, certa parcela da sociedade baseada em uma visão imediatista não prevê tais frutos, como relatado pelo MEC em sua pesquisa de 2014, que relata que houve um aumento considerável no número de matrícula neste ramo educativo, mas ainda sim, até pouco tempo, a escola profissionalizante não era vista como prioridade no país, que vão além da capacitação por impedirem que o aluno deixe a escola antes do tempo hábil, ingresse no mercado mais cedo e mais preparado e também impede que este ingresse em um modo de vida marginal.
Diante dos fatos mencionados pode-se observar que o ensino técnico sofre problemas tanto por conta de sua base financeira quanto pela visão rasa de sua real importância. Impedindo desse modo que a visão utópica de Nelson Mandela se mostre como uma nova realidade.
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Boa tarde pessoal, poderiam dar uma olhadinha nesta redação?
Ficaria extremamente agradecida.
@abiaacs ; @JoaoPedro72 ; @Emily Silva ; @Felipe082 ; @Mylike
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada