Em primeira análise, a carência de uma atuação do Poder Público para inserir os egressos no mercado de trabalho cristaliza a óbice. Sob essa perspectiva, o filósofo inglês John Locke reflete que: “É dever do Estado garantir uma vida digna e o bem-estar social”. Em respeito, a reflexão de Locke se torna perceptível que o auxilio do órgão público administrativo é fundamental para a questão. Logo, mudanças na condução do governo se fazem necessárias.
Ademias, a falta de empatia é terreno fértil para a questão em pauta. Visto que, a ressocialização dos ex-presidiários na sociedade brasileira é totalmente dificultada pela mentalidade retrógrada de parcela da população ao pensarem que aquele individuo não pode ser empregado por consequência de seu passado.
Portanto, mudanças no gerenciamento estatal e na visão das pessoas sobre a inclusão do cidadão pós vida prisional são impreteríveis. Desse modo, o Ministério do Trabalho por intermédio de parcerias público privadas (PPP), deve promover campanhas nas mídias digitais para fortalecer o apoio a inclusão dos cárceres no mercado de trabalho. A partir dessas ações, espera-se promover uma nação sem marginalização.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.