Em primeiro lugar, é importante ressaltar que o trabalho escravo é uma realidade frequente na história do Brasil, começando com a chegada dos portugueses e seguindo-se com a exploração da mão de obra indígena. Além dos indígenas, o mesmo ocorreu com os negros oriundos da África, que por mais de 300 anos foram explorados no Brasil colonial, e mesmo com a abolição da escravatura mediante à Lei Áurea, o trabalho escravo não necessariamente foi extinto, pois os libertos não tinham acesso aos direitos básicos de cidadania e menos ainda à vagas de trabalho. Na novela "Os Imigrantes", pode-se observar o mesmo ocorrer com os imigrantes europeus e asiáticos que desembarcaram no Brasil e foram trabalhar nas lavouras de café no começo do século XX. Enfim, pode-se concluir que, esse tipo de prática é enraizada na na história brasileira e reflete até hoje, visto que são incontáveis os casos de exploração de trabalhadores nas plantações de cana de açúcar no estado de São Paulo.
Ademais, em segundo lugar, porém não menos relevante, a falta de conhecimento das vítimas colabora com a continuidade desta prática. Nesse contexto, em busca de refúgio e empregos, venezuelanos que migraram em massa para o Brasil no final de 2019, acabaram vítimas de condições precárias de trabalho nas oficinas de costura na capital São Paulo. Distantes de seu país de origem e, na maioria das vezes, com dificuldades de comunicação por conta da falta de domínio da língua portuguesa, esses imigrantes ficam a mercê da ignorância sobre a própria condição. Em síntese, percebe-se que a ausência do saber torna propícia a contínua aceitação do trabalho escravo na concepção dos afetados por este.
Em suma, é possível compreender como o contexto histórico e a falta de conhecimento corroboram com a dificuldade no combate ao trabalho escravo no Brasil. Para tal, o poder público deve promover palestras e leis sobre trabalhos análogos à escravidão, tanto para brasileiros quanto para imigrantes, a fim de que tenham conhecimento sobre tal situação. Assim, espera-se que condições de trabalho como as do livro "Torto Arado" não ocorram em nosso país e sociedade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.