Avatar do usuário
Por AnnaAlly
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#92192
Em seu premiado romance "Torto Arado", Itamar Vieira Júnior apresenta a história de duas irmãs que trabalham em condições análogas à escravidão. Em contraste, o romance, apesar de tratar de uma obra fictícia, faz-se relevantemente real, uma vez que, na atualidade há grandes dificuldades no combate ao trabalho escravo no Brasil. Assim sendo, analisar o contexto histórico e a falta de conhecimento referente à escravidão é necessário para que as dificuldades atuais sejam compreendidas e combatidas.
Em primeiro lugar, é importante ressaltar que o trabalho escravo é uma realidade frequente na história do Brasil, começando com a chegada dos portugueses e seguindo-se com a exploração da mão de obra indígena. Além dos indígenas, o mesmo ocorreu com os negros oriundos da África, que por mais de 300 anos foram explorados no Brasil colonial, e mesmo com a abolição da escravatura mediante à Lei Áurea, o trabalho escravo não necessariamente foi extinto, pois os libertos não tinham acesso aos direitos básicos de cidadania e menos ainda à vagas de trabalho. Na novela "Os Imigrantes", pode-se observar o mesmo ocorrer com os imigrantes europeus e asiáticos que desembarcaram no Brasil e foram trabalhar nas lavouras de café no começo do século XX. Enfim, pode-se concluir que, esse tipo de prática é enraizada na na história brasileira e reflete até hoje, visto que são incontáveis os casos de exploração de trabalhadores nas plantações de cana de açúcar no estado de São Paulo.
Ademais, em segundo lugar, porém não menos relevante, a falta de conhecimento das vítimas colabora com a continuidade desta prática. Nesse contexto, em busca de refúgio e empregos, venezuelanos que migraram em massa para o Brasil no final de 2019, acabaram vítimas de condições precárias de trabalho nas oficinas de costura na capital São Paulo. Distantes de seu país de origem e, na maioria das vezes, com dificuldades de comunicação por conta da falta de domínio da língua portuguesa, esses imigrantes ficam a mercê da ignorância sobre a própria condição. Em síntese, percebe-se que a ausência do saber torna propícia a contínua aceitação do trabalho escravo na concepção dos afetados por este.
Em suma, é possível compreender como o contexto histórico e a falta de conhecimento corroboram com a dificuldade no combate ao trabalho escravo no Brasil. Para tal, o poder público deve promover palestras e leis sobre trabalhos análogos à escravidão, tanto para brasileiros quanto para imigrantes, a fim de que tenham conhecimento sobre tal situação. Assim, espera-se que condições de trabalho como as do livro "Torto Arado" não ocorram em nosso país e sociedade.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

Avatar do usuário
Por AnnaAlly
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#92193
@abiaacs você poderia corrigir pra mim?
É primeira vez que escrevo no App, não sei bem como organizar o texto.
0
Avatar do usuário
Por abiaacs
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#92254
boa noite, Ally

li seu texto e estarei deixando minhas observações em parêntese e no final. ❤


Em seu premiado romance "Torto Arado", Itamar Vieira Júnior apresenta a história de duas irmãs que trabalham em condições análogas à escravidão. Em contraste ( procure usar outro conectivo. "contraste" é sinônimo de "diferente"), o romance, apesar de tratar de uma obra fictícia, faz-se relevantemente [real](tirar palavra), uma vez que, na atualidade há grandes dificuldades no combate ao trabalho escravo no Brasil. Assim sendo (Sendo assim), [analisar o contexto histórico e a falta de conhecimento referente à escravidão é necessário para que as dificuldades atuais sejam compreendidas e combatidas].(tende deixar esse tópico frasal em outra ordem: sendo assim, para que as dificuldades atuais referente ao trabalho escravo sejam combatidas, é necessário que... Recomendo que faça leitura de outros textos para que você tenha maior entendimento a respeito de como introduzir seus argumentos nesse parágrafo)

[Em primeiro lugar, é importante ressaltar que o trabalho escravo é uma realidade frequente na história do Brasil, começando com a chegada dos portugueses e seguindo-se com a exploração da mão de obra indígena. Além dos indígenas, o mesmo ocorreu com os negros oriundos da África, que por mais de 300 anos foram explorados no Brasil colonial, e mesmo com a abolição da escravatura mediante à Lei Áurea, o trabalho escravo não necessariamente foi extinto, pois os libertos não tinham acesso aos direitos básicos de cidadania e menos ainda à vagas de trabalho] (trecho muito longo, procure resumir). [Na novela "Os Imigrantes", pode-se observar o mesmo ocorrer com os imigrantes europeus e asiáticos que desembarcaram no Brasil e foram trabalhar nas lavouras de café no começo do século XX](até o momento você só está expondo o fato de que houve a escravidão no brasil, porém a redação do enem quer que você problematize o contexto atual e depois solucione esses paradigmas). Enfim, pode-se concluir que, esse tipo de prática é enraizada na na história brasileira e reflete até hoje, visto que são incontáveis os casos de exploração de trabalhadores nas plantações de cana de açúcar no estado de São Paulo. (procure estudar a respeito do tema e traga mais argumentação. mais adiante estarei te ajudando nesse quesito)

Ademais, em segundo lugar, porém não menos relevante, a falta de conhecimento das vítimas colabora com a continuidade desta prática (ótima introdução, Parabéns!). Nesse contexto, em busca de refúgio e empregos, venezuelanos que migraram em massa para o Brasil no final de 2019, acabaram vítimas de condições precárias de trabalho nas oficinas de costura na capital São Paulo (esse dado é de que fonte? sempre procure dizer o ano e o nome da plataforma que publicou a notícia).(ausência de conectivo)[ Distantes de seu país de origem e, na maioria das vezes, com dificuldades de comunicação por conta da falta de domínio da língua portuguesa, esses imigrantes ficam a mercê da ignorância sobre a própria condição. Em síntese, percebe-se que a ausência do saber torna propícia a contínua aceitação do trabalho escravo na concepção dos afetados por este]. (tente resumir e colocar em um único tópico frasal. Além disso, procure fazer um tópico frasal de finalização)

Em suma (use conectivo de finalização), é possível compreender como o contexto histórico e a falta de conhecimento corroboram com a dificuldade no combate ao trabalho escravo no Brasil. Para tal, o poder público deve promover palestras e leis [sobre trabalhos análogos à escravidão] (tente melhorar seu argumento), parece que tem que promover leis que valida o trabalho escravo), tanto para brasileiros quanto para imigrantes, a fim de que tenham conhecimento sobre tal situação (ausência de detalhamento e meio/modo. o que te dá 120 pontos na competência 5). Assim, espera-se que condições de trabalho como as do livro "Torto Arado" não ocorram em nosso país e sociedade. (gostei desse fechamento, parabéns!)

No desenvolvimento I, você utilizou como argumento o histórico do brasil, que, na grande maioria das vezes, é visto como repertório sócio cultural, sendo que o histórico não possui meios de se argumentar a respeito, pois não há formas de solucionar isso, uma vez que é história. Como disse anteriormente, tente problematizar os temas. Sugiro que você discordar sobre: a falta de informação (causa), o que você fez, e, também, a respeito das consequências que esse tipo de "trabalho" traz com a vida das vítimas. Assim terá como você solucionar essas problemáticas. Espero que você tenha compreendido, caso não, pode deixar aqui nos comentários as dúvidas que eu respondo. Mas não desanime, você sabe quando usar os conectivos e possui um boa estrutura, contendo 4 tópicos frasais os desenvolvimentos e parabéns por isso. Corrigindo esses errinhos, creio que mandará super bem no Enem. Abraços! ❤😊

Se você acha que eu contribuí com seu aprendizado e que minha correção vale o preço de um café, meu pix é abia.caetano12@gmail.com.
Além disso, fiquem a vontade de me mandar mensagem caso surjam dúvidas. ❤
1
Avatar do usuário
Por AnnaAlly
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#92270
@abiaacs,
Muito obrigada pela correção. 😊
Se não se importar, poderia dar uma nota?
1
Avatar do usuário
Por abiaacs
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#92280
sempre esqueço de pontuar, me desculpe! mas leve mais em conta a correção e não a nota. ;)

Se você acha que eu contribuí com seu aprendizado e que minha correção vale o preço de um café, meu pix é abia.caetano12@gmail.com.
Além disso, fiquem a vontade de me mandar mensagem caso surjam dúvidas. ❤
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
90 Exibições
por Mikaaaaaa
0 Respostas 
127 Exibições
por Mayra121212
14 Respostas 
647 Exibições
por Lauany25
0 Respostas 
276 Exibições
por Anabia18
A prática do trabalho escravo no Brasil
por gabizota    - In: Outros temas
0 Respostas 
47 Exibições
por gabizota
0 Respostas 
195 Exibições
por fkspedro
0 Respostas 
183 Exibições
por Carol25
0 Respostas 
128 Exibições
por gyosz
O trabalho escravo no Brasil contemporâneo
por BUTT212    - In: Outros temas
1 Respostas 
95 Exibições
por OlrenBeat
Trabalho escravo no Brasil: até quando?
por gabriel981    - In: Outros temas
0 Respostas 
36 Exibições
por gabriel981

São Tomás de Aquino, filósofo[…]

Meio ambiente

Hay juegos en plataformas como https://hmcasinose[…]

DaviCarlin Sabina EvertonInd paulananda […]

Na obra "vidas secas" do autor b[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM