Diante disso, é evidente que a busca sem limites por matéria-prima, se tornou um grande prejudicial. Nesse sentido temos como exemplo a revolução industrial, nela ocorreu uma procura gigantesca por matéria, sem pensar em nenhuma consequência, medidas como essa são tomada diariamente, principalmente por grandes empresas. Dessa forma, a longo prazo os efeitos no meio ambiente acabam sendo visíveis, causando grandes desastres ambientais como, deslizamento de barreiras, aquecimento global e impactos no efeito estufa.
Ademais, é indubitável, a negligência do poder público com o meio ambiente. O filósofo Thomas Hobbes, defende em sua tese que o estado é responsável pelo bem estar social do indivíduo. Dessa maneira, temos que as esferas do poder público tem como obrigação cuidar do meio ambiente, para levar a garantia do bem estar aos cidadãos.
Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Como foi dito pelo poeta e diplomata brasileiro João Cabral de Melo "a vida não se resolve com palavras" trazendo para a realidade precisamos de ações. Sob esse viés, o Governo em parceria com o Ministério do Meio Ambiente devem tomar medidas mais rigorosas contra quem prejudica o meio ambiente, por meio de leis sem brechas e com uma grave punição como, multas altas, tempo de pena efetivo, trabalhos comunitários, com a finalidade de resolver a problemática e transformar em um país mais sustentável.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.