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Por Lnaa8
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#92187
A princípio, o descaso com o meio ambiente no Brasil começou muitas décadas atrás. Durante o período colonial o Brasil enfrentou um choque ambiental, ao qual houve uma transição da exploração sustentável dos índios, para uma exploração sem limites dos colonizadores. Atualmente, isso resulta em muitos desastres ambientais, que tem como causa, a busca incessante por matérias que tragam capital, como também a negligência do Estado com o meio ambiente.

Diante disso, é evidente que a busca sem limites por matéria-prima, se tornou um grande prejudicial. Nesse sentido temos como exemplo a revolução industrial, nela ocorreu uma procura gigantesca por matéria, sem pensar em nenhuma consequência, medidas como essa são tomada diariamente, principalmente por grandes empresas. Dessa forma, a longo prazo os efeitos no meio ambiente acabam sendo visíveis, causando grandes desastres ambientais como, deslizamento de barreiras, aquecimento global e impactos no efeito estufa.

Ademais, é indubitável, a negligência do poder público com o meio ambiente. O filósofo Thomas Hobbes, defende em sua tese que o estado é responsável pelo bem estar social do indivíduo. Dessa maneira, temos que as esferas do poder público tem como obrigação cuidar do meio ambiente, para levar a garantia do bem estar aos cidadãos.

Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Como foi dito pelo poeta e diplomata brasileiro João Cabral de Melo "a vida não se resolve com palavras" trazendo para a realidade precisamos de ações. Sob esse viés, o Governo em parceria com o Ministério do Meio Ambiente devem tomar medidas mais rigorosas contra quem prejudica o meio ambiente, por meio de leis sem brechas e com uma grave punição como, multas altas, tempo de pena efetivo, trabalhos comunitários, com a finalidade de resolver a problemática e transformar em um país mais sustentável.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por bylari
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#92298
É notável o seu ''acervo'' de repertórios, mas você precisa organizá-los melhor. Olha, seu texto não pode se resumir apenas ao uso de referências para fundamentar sua argumentação, eles são só um alicerce da sua exposição de ideais que devem ser justificadas e, preferencialmente, exemplificadas. Não precisa usar repertórios em todos os parágrafos, o utilizado na conclusão não pontuaria no seu texto por não ser produtivo, já os demais são bons, mas procure ''ligar/conectar'' mais eles com a sua argumentação.

Introdução: * Na introdução você não preciaria dizer que ''começou muitas décadas atrás'', uma vez que em seguida fala de um período histórico, bastava falar que no processo de colonicação brasileiro iniciou-se a exploração exacerbada dos recursos naturais e esse fato persiste na contemporaneidade devido a ''tal e tal'' causas.

Desenvolvimento 1: * Como exemplo do que exatamente? De um grande prejudicial? Acho que você pretendia usar a Revolução Industrial como exemplo do uso desmedido da matéria-prima biológica, mas perceba que ficou uma ideia imprecisa que seria resolvida sem o uso do ''como exemplo''. Poderia substituir por: ''Nesse sentido, a Revolução Industrial foi um dos principais incentivadores dessa prática, motivando o uso do meio ambiente para o benefício lucrativo dos detentores dos meios de produção''. Daí você prosseguiria falando sobre como esse fato repercute na atualidade e os danos que foram causados por causa da poluição, do desmatamento e etc


Desenvolvimento 2: * O paragráfo precisa ser mais fundamentado, parece que você ''gastou'' sua energia no primeiro e esqueceu do segundo. Entre o repertório dos Hobbes e o fechamento do parágrafo falta sua argumentação! Isso é falha de projeto de texto (C3) e C4.

Conclusão: * Creio que tem todos os elementos necessários, mas talvez algum corretor pegaria no seu pé com a questão do detalhamento.


** Estude sobre vírgula, crase e períodos e orações.
* Você tem a estrutura, só falta aperfeiçoar :)

''Somos sempre um pouco menos do que pensávamos.
Raramente, um pouco mais.''
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