Segundo Paulo Freire, educador e filósofo Brasileiro, a educação é um processo constante de criação do conhecimento e de busca da transformação da realidade pela ação humana. Nesse contexto, a educação é um dos melhores meios para mudar a realidade da pessoa em situação de cárcere, ela vai poder conseguir mudar de vida através do estudo, seja por meio de aprender uma nova profissão, seja para ingressar numa faculdade ou somente para abrir sua visão de mundo com novas possibilidades de ter uma vida melhor de maneira digna.
No livro "Escola e Democracia", escrito pelo professor e filósofo Brasileiro Dermeval Saviani, diz que não pode haver uma democracia se a grande maioria da população não tem acesso a educação e, consequentemente, a riqueza intelectual, material e espiritual gerada por ela. Vale ressaltar que essa obra publicada em 1999 ainda retrata um cenário atual do Brasil, onde a população carcerária se encontra num crescimento constante, onde os cidadãos estão saindo da prisão para cometer os mesmos erros, pois não conhecem outra opção de ganhar a vida.
Depreende-se, portanto, que a solução se dá pelo Estado, através do Ministério da Educação e a mídia de televisão brasileira, deve, em canais fechados onde só são acessados pelas unidades prisionais, transmitir aulas diárias em três horários diferentes, usando como disciplinas as matérias de português e matemática básica no horário da manhã, educação financeira e empreendedorismo pela tarde e pela noite um curso profissionalizante onde os presidiários interessados deverão ter aulas teóricas e práticas com duração total de 2.000 horas, visando assim o objetivo de cumprir sua pena e sair com uma profissão, evitando que ele entre no mundo do crime novamente.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.