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Por Anabidi
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#92107
A obra "Cidadão de Papel", de Gilberto Dimestein, afirma que a consolidação de uma sociedade democrática exige os direitos básicos de um povo. Ao analisar a vaga inclusão de ex-detentos no sistema trabalhista brasileiro, torna-se evidente que estes direitos não são pragmaticamente assegurados na prática. Assim, pode-se afirmar que o descaso político e a influência sociocultural são os pilares da chaga.
Em primeira análise, a participação governamental é essencial para o meio. A esse respeito, o filósofo grego Aristóteles afirmou que a política tem como objetivo promover a vida digna para a população. Sob tal perspectiva é oportuno assinalar que, os desafios enfrentados por ex-detentos no mercado de trabalho, contradiz o ideal aristotélico.
Ademais, é cabível pontuar que a influência sociocultural colabora para persistência da vicissitude. Com isso, o sociólogo Émile Durkheim etenuou que a sociedade deve ser analisada de maneira crítica e distanciada do senso comum. Destarde, arrazoar criticamente a problemática é o primeiro passo para um país equânime.
De acordo com os fatos mencionados, faz-se necessário a intervenção do Estado em contraposição da exclusão social de ex-detentos. Para que ocorra a inclusão deste grupo social no mercado de trabalho é preciso ocorrer a reformulação do sistema prisional brasileiro em colaboração com o Governo, disponibilizando maior acesso dos ex-detentos à educação e encaminhando os mesmos para o sistema trabalhista. Por meio destes feitos, a população brasileira em um todo se tornaria a sociedade democrática descrita em "Cidadão de Papel".
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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