Segundo o contratualista inglês John Locke, o Estado deve assegurar os direitos inalienáveis ao ser humano, para assim ter uma sociedade harmônica. Seguindo esse viés, os direitos propostos por Locke devem aprimorar-se com a necessidade dos estudantes de encontrar, por meio digitais, um ensino menos frágil no âmbito público. Por isso, a ineficácia estatal em disponibilizar o ensino com eletrônicos estabelece uma barreira social, no momento em que o acesso à internet tornou-se item exclusivo. À luz dessa perspectiva, evidencia-se o dano econômico brasileiro nas instituições públicas, no cenário onde esse ensino não é capaz de prestar as devidas necessidades do aluno.
Ademais, vale ressaltar a falta de comprometimento do corpo docente em estabelecer normas que ajustem a internet na sala de aula devidamente. Essa questão é relatada em um episódio da série “Love, Victor”, onde o uso descontrolado dos aparelhos no ambiente escolar tornaram-se meios para o bullying e colas durante avaliações. Sendo assim, é evidente que a proibição dos celulares seria inviável, mas para tal aplicação, devem ser implantadas medidas para solucionar esses abusos, prezando estabelecer uma comunidade harmônica.
Portanto, fica clara a necessidade de medidas para a universalização da internet na educação brasileira. Logo, para a realização do acesso digital sem barreiras sociais, o Ministério da Educação, através de projetos informacionais e financiamentos, deve estabelecer ensino digital na carga horária dos estudantes, acesso à rede de wi-fi para aprimorar as pesquisas escolares e conscientização do corpo docente dos limites e perigos da internet na sala de aula. Dessa forma, será evitada a desigualdade em conhecimentos tecnológicos que aprimoram os estudos, e garantido um desenvolvimento do que Locke propunha na teoria contratualista, tendo mais direitos sólidos a todos na tão frágil educação brasileira.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.