Avatar do usuário
Por Cauannex
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#91706
Conforme o artigo 205 da Constituição Federal de 1988, a educação é direito de todos, dever do Estado e da família. De acordo com este critério, a obrigatoriedade no uso de uniformes em escolas públicas seria uma desavença com o artigo 6 da constituição federal, pois o mesmo diz que, a educação é direito de todo cidadão. Tendo base desta perspectiva, faz-se necessário a análise dos fatores que lhe favorecem.
Em primeira análise, deve-se ressaltar a falta de infraestrutura governamental para combater a falta de uniformes gratuitos. Tendo consciência que nem todos os alunos possuem o mesmo poder aquisitivo. Segundo o artigo 206 da Constituição Federal o ensino será ministrado em princípios de igualdade de condições.
Além do mais, privar um aluno dos estudos por conta do uniforme, infringe a lei de número 6 da Constituição Federal, fazendo com que a palavra da escola tivesse mais poder que uma lei Federal. Logo, é inaceitável que continue com este cenário.
Conclui-se que, é grande a necessidade de combater esses obstáculos. Para isso, é importante que o governo, por meio de doações e verbas públicas consiga distribuir os uniformes gratuitamente em suas escolas. Assim, tornando a nossa sociedade mais justa, onde o Estado consiga colocar em prática seu "Contrato Social".
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 40

Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta o assunto tangenciando o tema, ou demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais. Com essa pontuação, ou o texto tangencia a temática proposta, isto é, o assunto é mencionado por meio de palavras ou expressões, mas não é desenvolvido, ou se identificam muitas inadequações, com fragmentos de outros tipos textuais que não se configuram como argumentos, sinalizando desconhecimento da estrutura do texto dissertativo-argumentativo.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 40

Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. O texto não defende ponto de vista a respeito do tema proposto e/ou apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema, superficiais ou incoerentes.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Avatar do usuário
Por abiaacs
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#0
Boa noite, Cauanne

li seu texto e deixarei minhas observações em parêntese.

Conforme o artigo 205 da Constituição Federal de 1988, a educação é direito de todos, dever do Estado e da família. De acordo com este critério, a obrigatoriedade no uso de uniformes em escolas públicas seria uma desavença com o artigo 6 da constituição federal, pois o mesmo diz que, a educação é direito de todo cidadão (não vejo a relação do direito a educação com a obrigatoriedade do uso de uniformes. procure problematizar melhor esse assunto). Tendo base desta perspectiva, faz-se necessário a análise dos fatores que lhe favorecem.

Em primeira análise, deve-se ressaltar a falta de infraestrutura governamental para combater a falta de uniformes gratuitos. Tendo consciência que nem todos os alunos possuem o mesmo poder aquisitivo. Segundo o artigo 206 da Constituição Federal o ensino será ministrado em princípios de igualdade de condições. (mas, se a escola não tem infraestrutura de dar aos alunos os uniformes, ela não impede os alunos de frequentarem as aulas. tenho como exemplo o meu irmão, o qual frequenta a rede estadual, mesmo que ainda não tenha dado a ele o uniforme. procure não confundir com a rede privada, em que os uniformes são pagos, o que para os bolsistas é um gasto a mais)

Além do mais, privar um aluno dos estudos por conta do uniforme, infringe a lei de número 6 da Constituição Federal, fazendo com que a palavra da escola tivesse mais poder que uma lei Federal. Logo, é inaceitável que continue com este cenário. (comprove este argumento, já que há a privação do acesso a educação, pelo fato não haver a distribuição e obrigatoriedade do uniforme, cite dados e exemplos de que isso é uma realidade brasileira).

Conclui-se que, é grande a necessidade de combater esses obstáculos. Para isso, é importante que o governo, por meio de doações e verbas públicas(,) consiga distribuir os uniformes gratuitamente em suas escolas. Assim, tornando a nossa sociedade mais justa, onde o Estado consiga colocar em prática seu "Contrato Social". (uma excelente proposta, só não há o detalhamento. então se atente a isso, na próxima vez que fizer um texto)

você possui uma excelente estrutura. não sei se foi o tema, mas infelizmente achei sua argumentação vaga e duvidosa, então procure aumentar seu repertório sociocultural, para que comprove e valide seus argumentos. A redação do enem possui 30 linhas, então procure falar mais e detalhar mais, para que consiga alcançar seus amados 1000 pontos! ;)

Se você acha que eu contribuí com seu aprendizado e que minha correção vale o preço de um café, meu pix é [email protected].
Além disso, fiquem a vontade de me mandar mensagem caso surjam dúvidas. ❤
3
Avatar do usuário
Por Cauannex
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#91707
Olá @erika018 , fiz uma nova redação, gostaria de receber sua correção novamente se possível. Obrigado desde já.
0
Avatar do usuário
Por abiaacs
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#91863
Boa noite, Cauanne

li seu texto e deixarei minhas observações em parêntese.

Conforme o artigo 205 da Constituição Federal de 1988, a educação é direito de todos, dever do Estado e da família. De acordo com este critério, a obrigatoriedade no uso de uniformes em escolas públicas seria uma desavença com o artigo 6 da constituição federal, pois o mesmo diz que, a educação é direito de todo cidadão (não vejo a relação do direito a educação com a obrigatoriedade do uso de uniformes. procure problematizar melhor esse assunto). Tendo base desta perspectiva, faz-se necessário a análise dos fatores que lhe favorecem.

Em primeira análise, deve-se ressaltar a falta de infraestrutura governamental para combater a falta de uniformes gratuitos. Tendo consciência que nem todos os alunos possuem o mesmo poder aquisitivo. Segundo o artigo 206 da Constituição Federal o ensino será ministrado em princípios de igualdade de condições. (mas, se a escola não tem infraestrutura de dar aos alunos os uniformes, ela não impede os alunos de frequentarem as aulas. tenho como exemplo o meu irmão, o qual frequenta a rede estadual, mesmo que ainda não tenha dado a ele o uniforme. procure não confundir com a rede privada, em que os uniformes são pagos, o que para os bolsistas é um gasto a mais)

Além do mais, privar um aluno dos estudos por conta do uniforme, infringe a lei de número 6 da Constituição Federal, fazendo com que a palavra da escola tivesse mais poder que uma lei Federal. Logo, é inaceitável que continue com este cenário. (comprove este argumento, já que há a privação do acesso a educação, pelo fato não haver a distribuição e obrigatoriedade do uniforme, cite dados e exemplos de que isso é uma realidade brasileira).

Conclui-se que, é grande a necessidade de combater esses obstáculos. Para isso, é importante que o governo, por meio de doações e verbas públicas(,) consiga distribuir os uniformes gratuitamente em suas escolas. Assim, tornando a nossa sociedade mais justa, onde o Estado consiga colocar em prática seu "Contrato Social". (uma excelente proposta, só não há o detalhamento. então se atente a isso, na próxima vez que fizer um texto)

você possui uma excelente estrutura. não sei se foi o tema, mas infelizmente achei sua argumentação vaga e duvidosa, então procure aumentar seu repertório sociocultural, para que comprove e valide seus argumentos. A redação do enem possui 30 linhas, então procure falar mais e detalhar mais, para que consiga alcançar seus amados 1000 pontos! ;)

Se você acha que eu contribuí com seu aprendizado e que minha correção vale o preço de um café, meu pix é [email protected].
Além disso, fiquem a vontade de me mandar mensagem caso surjam dúvidas. ❤
3
Avatar do usuário
Por Cauannex
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#91941
@abiaacs, Muito obrigado Bia, agradeco suas observações. Li novamente com outro ponto de vista e realmente concordo com você.
1
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
90 Exibições
por Alison900
0 Respostas 
105 Exibições
por nicolyf5
0 Respostas 
99 Exibições
por Majo
Saúde mental nas escolas públicas
por alunaa2005    - In: Outros temas
0 Respostas 
42 Exibições
por alunaa2005
Saúde mental nas escolas públicas
por Manu13    - In: Outros temas
0 Respostas 
43 Exibições
por Manu13
Saúde mental nas escolas públicas
por Sikamaro    - In: Outros temas
3 Respostas 
126 Exibições
por Sikamaro
Saúde mental nas escolas públicas
por Barbara23    - In: Outros temas
0 Respostas 
53 Exibições
por Barbara23
Saúde mental nas escolas públicas brasileiras
por Isamdc    - In: Outros temas
0 Respostas 
73 Exibições
por Isamdc
Saúde Mental nas Escolas Públicas
por ellyysz    - In: Outros temas
0 Respostas 
23 Exibições
por ellyysz
Saúde mental nas escolas públicas
por neres    - In: Outros temas
0 Respostas 
61 Exibições
por neres

De acordo com o Artigo 5º da Constitui&ccedi[…]

Muito tem se discultido sobre a atual situaç[…]

Globalização x evolução humana

As características analógicas sobre […]

Fome no Brasil.

Chimamanda Adichie afirma que a mudança do […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM