No início do século XX, com o desenvolvimento da industrialização no país, ocorreu um intenso processo de urbanização, ocasionado pelo aumento considerável de pessoas em busca de uma vida melhor nos grandes centros. Hoje, as cidades estão ainda mais lotadas e a maioria dos indivíduos possuem seus próprios carros, que transitam pelas ruas causando uma excessiva circulação de veículos.
Ademais, a falta de investimentos governamentais nos transportes públicos contribuem para a escolha de condutores privados e alternativos, como Uber e Táxi +99. A ausência de qualidade e segurança, vem da escassez de serviços básicos, como assentos suficientes e cintos de segurança. Segundo o G1, a cada dia 50 ônibus em São Paulo quebram ou apresentam problemas. Soma-se a isso, o alto valor da tarifa por uma viagem desconfortante e perigosa.
Dado o exposto, é necessário que o Ministério do Transporte proporcione mais seguridade e conforto para a população, por meio das verbas destinadas pelo Ministério da Infraestrutura, que promoverão a redução do tráfego de veículos privados e a emissão de CO2. Completa-se a isso, o investimento em outro condutor público, como o transporte ferroviário e passagens mais baratas.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.