Por Joacelio
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De acordo com o filósofo alemão Friedrich Hegel, o trabalho é a essência do homem e somente por ele que o homem pode realizar suas habilidades em produções materiais. Ao analisar o pensamento do autor, observa-se a importância de se incluir os ex-detentos no mercado de trabalho brasileiro. Contudo, pode-se notar também que este ainda apresenta restrições aos egressos do sistema prisional, problema esse que é agravado pelo individualismo da sociedade e pela negligencia governamental. Diante desse cenário, urge soluções para essa problemática.
Sob esse viés, a persistência da exclusão dos ex-presidiários no mercado de trabalho simboliza a perpetuação da mentalidade retrógrada e individualista do brasileiro, pouco afeito a debates. Frente a isso, o sociólogo Betinho pontua que o desenvolvimento humano só será efetivado quando a sociedade afirmar cinco pontos cruciais: igualdade, diversidade, participação, solidariedade e liberdade. Desse modo, o individualismo humano acaba por gerar preconceitos que são prejudiciais àqueles que desejam inserir-se no ramo das atividades trabalhistas.
Outrossim, cabe destacar também a negligência estatal como um dos fatores para a manutenção desse óbice. Sob esse viés, o filósofo francês Michel Foucault, em sua obra “Vigiar e Punir”, afirma que o Estado detém o poder de controle social a partir do qual as autoridades formam a respeito da sociedade. Contudo, é perceptível que este se mostra pouco interessado em promover medidas que possam garantir a integração efetiva dos ex-presidiários no mercado de trabalho. Logo, é preciso reformular essa postura estatal de forma urgente.
Portanto, faz-se mister buscar soluções para a resolução dessa problemática. Para isso, é necessário que o Governo Federal, em parceria com as empresas, implemente projetos que visem integrar os ex-detentos na sociedade brasileira. Tal ação deve ocorrer por meio de uma destinação maior de recursos para a criação de cursos profissionalizantes, de modo a garantir o espaço no mercado de trabalho. Dessa forma, o conceito de trabalho desenvolvido por Hegel será mais valorizada.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Por Joacelio
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#91849
@Alunx2055 vc pode corrigir minha redação, por favor? já agradeço
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