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Por Millenna
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  A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante da nação, garante, em seu artigo 6º, aos cidadãos uma educação de qualidade e igualitária. No entanto, tal preceito não se aplica com ênfase na prática, ao visualizar os desafios atrelados sobre a democratização da educação financeira nas escolas do país. Dessa forma, observa-se uma problemática que tem como causas a omissão estatal, bem como o silêncio instaurado na alienação social quanto ao assunto.

  Sobre esse viés, a negligência do Estado quanto à captação profissional dos professores é um problema presente na questão. Nessa óptica, uma vez que não é ofertado o conhecimento financeiro educacional para os profissionais da educação, estes, não são capazes de fornecer um ensino sobre finanças, formando gerações de alunos desinformados e sem capacidade de administrar seu próprio dinheiro,  por consequência, os aprendizes poderão ser explorados economicamente em seu futuro devido a esta ausência educativa. Desta maneira, para evitar essas consequências é necessário uma mudança urgente na formação profissional dos professores nacionais.

  Ademais, a existência do silenciamento presente na alienação da população é outro revés na situação. Nesse sentido, Djamila Ribeiro, filósofa renomada brasileira, explica que é preciso tirar uma situação da invisibilidade para que soluções sejam promovidas. Porém, há um silenciamento instaurado na questão da educação financeira nas escolas brasileiras, visto que já que o tema não é debatido, a sociedade não vê o quanto esse assunto é fundamental para os alunos e todos na comunidade, principalmente, para romper com o ciclo desigual a que lhe é exposto. Assim, urge tirar essa situação da invisibilidade para atuar sobre ela, como defende a pensadora. 

  Infere-se, portanto, intervir sobre o problema. Dessa maneira, o Ministério da Educação deve capacitar os professores sobre o ensinamento financeiro, por meio de cursos gratuitos, projetos e palestras fornecidos pelo o próprio Ministério, a fim de que os profissionais da educação tenham enfim conhecimento para ensinar seus alunos. Tal questão pode, ainda, ser agregada na Base Nacional Comum Curricular para reforçar a aprendizagem dos professores e o ensinamento futuro aos aprendizes. Paralelamente, a mídia, instrumento formador da criticidade social, deve informar a população acerca da importância do ensino financeiro nas escolas, por intermédio de postagens e divulgação dos "blogueiros" digitais, para que assim haja uma efetividade definitiva acerca da inclusão desta educação. Somente assim, o preceito afirmado pela Magna Carta de 1988 poderá ser concretizado no âmbito nacional. 
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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