Avatar do usuário
Por airotivsaid
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#91758
O sociólogo francês, Edgar Morin, já dizia: "É necessário educar o indivíduo para que ele tome as rédeas da própria vida." E por que a educação financeira ainda não é uma realidade natural na vida dos brasileiros? E um dos grandes obstáculos sociais, é que, nem a metade da população sabem se organizar financeiramente.
Em 2020, o Ministério da Educação (MEC) tornou obrigatório o ensino de educação financeira nas escolas, mas o Brasil ainda enfrenta desafios que, impedem que essa prática aconteça, como a desigualdade e a formação dos professores. A falta de experiência no trato com o dinheiro, traz sérias consequências, tanto para o indivíduo, quanto para o Brasil. Se falei em desigualdade, logo percebe-se que a população mais afetada, é a população de baixa renda, o que acaba afetando na formação dos professores.
Um dos grandes problemas socioeconômicos do país é justamente não ter esse tipo de educação em escolas, porque de fato, crianças que crescem sabendo manusear o dinheiro, organizar finanças, saber usá-lo e economizá-lo, irão ter menos problemas financeiros, do quê aqueles que nem sequer sabem o que significa "Educação Financeira". Estudos do IBOP mostram que muitas das crianças sabem sobre o assunto porque aprendem com os pais.
O governo e o Comitê Nacional de Educação Financeira, devem aprimorar e colocar de fato as escolas e universidades, em geral, para trabalharem em cima desse assunto, que é extremamente importante em diversos fatores. Mas antes de tudo, os professores merecem uma devida atenção e um ensino mais apropriado, só assim conseguirão passar para os alunos uma educação de base especializada. Pessoas que saberão se virar financeiramente, trará ótimos resultados para o nosso país, em relação à economia, além de viver menos preocupadas com investimentos e dívidas. Esse é o pontapé inicial para construir uma pátria melhor.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 60

Você atingiu aproximadamente 30% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.

Avatar do usuário
Por Guimo3XD
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#0
Olá @airotivsaid

Erros
Acertos
Comentários



O sociólogo francês, Edgar Morin(Repertório ok), já dizia: "É necessário educar o indivíduo para que ele tome as rédeas da própria vida." E por que a educação financeira ainda não é uma realidade natural na vida dos brasileiros? (Fazer perguntas é algo bem incomum e um pouco ousado, não é errado mas você deve responder essa pergunta e continuar sua dissertação-argumentação) E um dos grandes obstáculos sociais, é que, nem a metade da população sabem se organizar financeiramente(Fala precisa de um dado, seria interessante ter utilizado em algum dos parágrafos de argumentação).

(faltou o conectivo)Em 2020, o Ministério da Educação (MEC) tornou obrigatório o ensino de educação financeira nas escolas, mas o Brasil ainda enfrenta desafios que, impedem que essa prática aconteça, como a desigualdade e a formação dos professores. A falta de experiência no trato com o dinheiro, traz sérias consequências, tanto para o indivíduo, quanto para o Brasil. Se falei(Não se coloque no texto em 1º pessoa) em desigualdade, logo percebe-se que a população mais afetada, é a população de baixa renda(Você precisaria de um dado para provar essa fala), o que acaba afetando na formação dos professores.
(Seu primeira parágrafo de desenvolvimento não apresentou uma problemática fixa e parece mais uma opinião sua do que uma dissertação-argumentativa, lembre-se, você deve argumentar e trazer conhecimentos de outras áreas para validar seu ponto de vista.

(faltou o conectivo)Um dos grandes problemas socioeconômicos do país é justamente não ter esse tipo de educação em escolas, porque de fato, crianças que crescem sabendo manusear o dinheiro, organizar finanças, saber usá-lo e economizá-lo, irão ter menos problemas financeiros, do quê aqueles que nem sequer sabem o que significa "Educação Financeira".(Toda essa fale precisaria de um dado para validar teu ponto de vista) Estudos do IBOP mostram que muitas das crianças sabem sobre o assunto porque aprendem com os pais.
Seu segundo parágrafo de aargumentação também parece bastante uma opinião sua, você precisa falar sobre e o tema e argumentar em cima dele podendo usar conhecimentos de outras áreas para validar sua fala)

(Faltou o conectivo)O governo e o Comitê Nacional de Educação Financeira(Agente), devem aprimorar e colocar de fato as escolas e universidades(Ação), em geral, para trabalharem em cima desse assunto, que é extremamente importante em diversos fatores. Mas antes de tudo, os professores merecem uma devida atenção e um ensino mais apropriado(Essa frase ficou sem conexão com o tema), só assim conseguirão passar para os alunos uma educação de base especializada. Pessoas que saberão se virar financeiramente, trará (Trarão) ótimos resultados para o nosso país, em relação à economia, além de viver menos preocupadas com investimentos e dívidas. Esse é o pontapé inicial para construir uma pátria melhor.
Sua proposta de intervenção tem 2 dos 5 elementos necessários para tirar 200 pontos sendo eles: Agente, Ação,Meio,Finalidade e Detalhamento cada um deles vale 40 pontos
1
Avatar do usuário
Por airotivsaid
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#91818
dá uma olhadinha nisso aqui, por favorrrr
0
Avatar do usuário
Por Guimo3XD
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#91837
Olá @airotivsaid

Erros
Acertos
Comentários



O sociólogo francês, Edgar Morin(Repertório ok), já dizia: "É necessário educar o indivíduo para que ele tome as rédeas da própria vida." E por que a educação financeira ainda não é uma realidade natural na vida dos brasileiros? (Fazer perguntas é algo bem incomum e um pouco ousado, não é errado mas você deve responder essa pergunta e continuar sua dissertação-argumentação) E um dos grandes obstáculos sociais, é que, nem a metade da população sabem se organizar financeiramente(Fala precisa de um dado, seria interessante ter utilizado em algum dos parágrafos de argumentação).

(faltou o conectivo)Em 2020, o Ministério da Educação (MEC) tornou obrigatório o ensino de educação financeira nas escolas, mas o Brasil ainda enfrenta desafios que, impedem que essa prática aconteça, como a desigualdade e a formação dos professores. A falta de experiência no trato com o dinheiro, traz sérias consequências, tanto para o indivíduo, quanto para o Brasil. Se falei(Não se coloque no texto em 1º pessoa) em desigualdade, logo percebe-se que a população mais afetada, é a população de baixa renda(Você precisaria de um dado para provar essa fala), o que acaba afetando na formação dos professores.
(Seu primeira parágrafo de desenvolvimento não apresentou uma problemática fixa e parece mais uma opinião sua do que uma dissertação-argumentativa, lembre-se, você deve argumentar e trazer conhecimentos de outras áreas para validar seu ponto de vista.

(faltou o conectivo)Um dos grandes problemas socioeconômicos do país é justamente não ter esse tipo de educação em escolas, porque de fato, crianças que crescem sabendo manusear o dinheiro, organizar finanças, saber usá-lo e economizá-lo, irão ter menos problemas financeiros, do quê aqueles que nem sequer sabem o que significa "Educação Financeira".(Toda essa fale precisaria de um dado para validar teu ponto de vista) Estudos do IBOP mostram que muitas das crianças sabem sobre o assunto porque aprendem com os pais.
Seu segundo parágrafo de aargumentação também parece bastante uma opinião sua, você precisa falar sobre e o tema e argumentar em cima dele podendo usar conhecimentos de outras áreas para validar sua fala)

(Faltou o conectivo)O governo e o Comitê Nacional de Educação Financeira(Agente), devem aprimorar e colocar de fato as escolas e universidades(Ação), em geral, para trabalharem em cima desse assunto, que é extremamente importante em diversos fatores. Mas antes de tudo, os professores merecem uma devida atenção e um ensino mais apropriado(Essa frase ficou sem conexão com o tema), só assim conseguirão passar para os alunos uma educação de base especializada. Pessoas que saberão se virar financeiramente, trará (Trarão) ótimos resultados para o nosso país, em relação à economia, além de viver menos preocupadas com investimentos e dívidas. Esse é o pontapé inicial para construir uma pátria melhor.
Sua proposta de intervenção tem 2 dos 5 elementos necessários para tirar 200 pontos sendo eles: Agente, Ação,Meio,Finalidade e Detalhamento cada um deles vale 40 pontos
1
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
76 Exibições
por emillyxsl
0 Respostas 
70 Exibições
por caodeguerra
0 Respostas 
118 Exibições
por Maria242023
EDUCAÇÃO FINANCEIRA
por wesleyw07    - In: Outros temas
0 Respostas 
53 Exibições
por wesleyw07
1 Respostas 
94 Exibições
por eliabejonata
2 Respostas 
172 Exibições
por Mylike
A importância da educação financeira
por Isabella2008    - In: Outros temas
0 Respostas 
40 Exibições
por Isabella2008
1 Respostas 
75 Exibições
por OlrenBeat
0 Respostas 
109 Exibições
por acfurlan
0 Respostas 
325 Exibições
por Mariv0
Desigualdade social

A desigualdade social é um problema que afe[…]

Violência contra a mulher

No Brasil, a violência contra a mulher &eacu[…]

Poderia corrigir minha redação? Desd[…]

Na série televisiva nacional "Segu[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM