Em 2020, o Ministério da Educação (MEC) tornou obrigatório o ensino de educação financeira nas escolas, mas o Brasil ainda enfrenta desafios que, impedem que essa prática aconteça, como a desigualdade e a formação dos professores. A falta de experiência no trato com o dinheiro, traz sérias consequências, tanto para o indivíduo, quanto para o Brasil. Se falei em desigualdade, logo percebe-se que a população mais afetada, é a população de baixa renda, o que acaba afetando na formação dos professores.
Um dos grandes problemas socioeconômicos do país é justamente não ter esse tipo de educação em escolas, porque de fato, crianças que crescem sabendo manusear o dinheiro, organizar finanças, saber usá-lo e economizá-lo, irão ter menos problemas financeiros, do quê aqueles que nem sequer sabem o que significa "Educação Financeira". Estudos do IBOP mostram que muitas das crianças sabem sobre o assunto porque aprendem com os pais.
O governo e o Comitê Nacional de Educação Financeira, devem aprimorar e colocar de fato as escolas e universidades, em geral, para trabalharem em cima desse assunto, que é extremamente importante em diversos fatores. Mas antes de tudo, os professores merecem uma devida atenção e um ensino mais apropriado, só assim conseguirão passar para os alunos uma educação de base especializada. Pessoas que saberão se virar financeiramente, trará ótimos resultados para o nosso país, em relação à economia, além de viver menos preocupadas com investimentos e dívidas. Esse é o pontapé inicial para construir uma pátria melhor.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 60
Você atingiu aproximadamente 30% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.