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Por Katsmoking
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#91731
TEMA: Acontece que dá para levar vantagem em tudo sem fazer com que os outros saiam em desvantagem.

MODELO: Fuvest

Título: A mentalidade individualista como produto da sociedade

Em 1970, o ex-jogador brasileiro de futebol, Gérson de Oliveira, em uma peça publicitária de cigarros Vila Nova, faz alusão à promoção do produto dizendo diretamente ao leitor que é possível levar vantagem em todas as situações cotidianas. À vista disso, o jogador foi duramente criticado pela frase por conta do teor elitista, mesmo que, não possuía intenções de diminuir classes sociais, a mentalidade da sociedade viu no comentário de Gérson, uma afronta aos seus - individualistas e antipáticos - ideais, que não consideram levar vantagem sem a desvantagem de outra pessoa, possível. Dessa forma, analisar as origens desses ideais se torna fundamental para compreender o exposto.

É imprescindível salientar como a injustiça altera a compreensão da sociedade acerca daquilo que é ou não, o oportunismo, ou seja, levar vantagem mesmo que isso signifique a desvantagem de outro indivíduo. Nesse sentido, o escritor brasileiro, Ariano Suassuna, reiterava que uma injustiça secular divide a sociedade brasileira em favorecidos e desfavorecidos. Por esse motivo, a frase de Gérson causou desconforto naqueles que pertencem à classe desfavorecida, por pensarem, erroneamente, que são prejudicados por outros indivíduos, no entanto, são fruto de instituições de saúde, segurança e educação ineficientes, que, por sua vez, não apresentam ligação com o jogador. Com isso, a diferença do escrito por Suassuna é evidente.

É fundamental acentuar como o individualismo corrobora com o egoísmo, antipatia e ainda o oportunismo. Acerca disso, o sociólogo francês, Émile Durkheim, afirma que o egoísmo é produto da sociedade. Analogamente, a concepção de vantagem e desvantagem foi deturpada pela ideia individualista brasileira de que obter sucesso em algo serve ou serviu de ferramenta de opressão sistemática sob outros, esta visão egoísta e antipática da sociedade caminha lado a lado com a história do país desde a escravidão, enquanto, na verdade, o sucesso não passa de mérito recompensado por esforço próprio. Para tanto, verifica-se o individualismo como óbice originário da questão oportunista.

É indispensável discutir-se, portanto, se é possível levar vantagem sem fazer com que os outros saiam em desvantagem. Torna-se evidente, portanto, como a injustiça e o individualismo afetam a forma com que o sucesso de alguns indivíduos é visto por outros, e como isso os afeta negativamente. Assim, a sociedade é responsável pela negação do tema.

💕“O sonho é que leva a gente para a frente."
Frase de Ariano Suassuna
>> Peça uma correção aprofundada ;) : Correção nota 1000!
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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Por JoaoPedro72
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#91747
Análise Curta da Redação – Vantagem e Desvantagem

C1 – 200/250: Há algumas falhas em relação à língua portuguesa.
C2 – 250/250: Parabéns!
C3 – 150/250: Há algumas falhas na argumentação. Sobre a Introdução, eu tenho uma sugestão: em vez de expandir o seu conhecimento sobre o repertório com uma segunda frase, seria melhor você colocar, de cara, a sua opinião acerca do tema, utilizando o repertório como um embasamento. Creio que o D1 ficou consideravelmente expositivo, pois você retoma o esportista no parágrafo, o que não precisava (e não deveria) acontecer. Além disso, há uma incoerência argumentativa: por que você falou sobre as instituições de saúde, a educação e a segurança? Na minha opinião, isso não fez sentido, dado que a explicação desse novo conceito não foi tão satisfatória. O D2, para mim, não passa de uma extensão dos outros parágrafos. Atente-se, portanto, à progressão temática, ao desenvolvimento da tese e à exposição.
C4 – 200/250: Você colocou nenhum conectivo interparágrafo. Não sei se a Fuvest considera isso, mas estou utilizando os meus conhecimentos sobre o ENEM. Há uma repetição próxima, também, do conectivo “portanto”, o que não faz você perder pontos, mas é algo que se deve tomar cuidado.

Nota final: 800/1000

Imagine uma vaca. Uma pessoa com uma mente ruim irá matá-la para comer carne. Uma pessoa com uma mente boa pegará o leite da vaca, venderá esse leite e comprará mais vacas para gerar mais leite. Não se contente com pouco, busque sempre elevar o seu nível!
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