Conforme relatado acima, a falta de exposições que busque pela igualdade de gênero na formação das galerias resulta na falta do interesse do público ter contato com a arte que mostra o ponto de vista das mulheres. Segundo toda a trajetória de Maria Graham, representa a mulher que rompe os preconceitos impostos na sua época, porém não é a figura que é tão presenta quando estudamos sobre o passado, que sempre nos direciona para os homens. Isto é, mostra que a falta de grandes artistas, escritoras e atrizes aconteceram por conta de condições sociais, políticas, culturais que não existiram.
Outrossim, o problema da nudez é outro fator que impossibilita a mulher ser levada como a figura cultural, a falta da presença é totalmente contrária quando é considerada as obras. Segundo o movimento político Guerrilla Girls, no Metropolitan Museum cerca de 5% das artesãs na seção de arte moderna são mulheres, porém 85% da nudez nas obras é feminina, além disso, a Coleção de Arte do CCSP apresenta 117 pinturas e esculturas que representam corpos nus, 79 deles são femininos. Ou seja, isso traz a população o número desigual de artistas, e o uso do corpo feminino como exposição e não como lugar de visibilidade e centralidade.
Portanto, a falta de mudança do fruto da perspectiva patriarcal que existiu e permanece faz com que às mulheres passem por mais barreiras e sejam menos reconhecidas como autoridades. Desta forma é essencial que o poder legislativo crie a lei que garanta futuramente artistas mulheres na história da arte brasileira, tendo como referência do modernismo a Tarsila do Amaral. Além disso, é preciso que a mesma lei garanta que os acervos se atualizam, e quem tragam questões para reverter o domínio masculino na história da arte como a representatividade feminina. Para que assim este problema não ocorra nas próximas décadas.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
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Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
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Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
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