Sob essa ótica, é imprescindível reconhecer a inobservância do poder estatal como um dos catalisadores desse óbice. Isso porque, em razão da carência de políticas públicas que tencionem campanhas publicitárias de conscientização popular acerca de incentivo a valorização da pluralidade de ideias, com intuito de discutir a mentalidade de intolerante e individualista, o corpo social reproduz discursos de ódio e postura hostil aos grupos ideológicos contrários, o que dá margem a banalização de um cenário deletério. Outrossim, a inefetividade de metodologias de ensino e rodas de conversa a respeito do reforço do senso crítico estudantil, ao decorrer da formação básica, propicia a criação de opiniões nocivas de jovens, os quais ferem a prerrogativa assegurada pela Constituição Federal e, como efeito, as novas gerações desenvolvem mecanismos de defesa repleto de intolerância. Zygmunt Bauman, nesse viés, a partir da premissa de "Corporações Zumbis", respalda a potencialidade das instituições do Estado em manter sua força e, por fim, enfraquecem e perdem sua função social. Fica claro, pois, a urgência de ações rígidas da esfera pública no tocante ao monitoramento dessa disparidade.
Nota-se, ademais, que outra causa latente dessa realidade decorre do menosprezo da sociedade de discursos pacíficos entre dois extremos. Segundo essa concepção, assim como é retratado na célebre obra "1984", de George orwell, um estado totalitário distópico comanda e manipula toda forma de registro histórico e contemporâneo, a fim de mudar a opinião pública em favor da ideologia predominante. Nesse ínterim, é notório que, em cenário análogo a situação ficcional abordada, o povo tende a seguir um ideário propagado pelas massas políticas dominantes,de um centro societário, dado que se restringem a bolhas socioculturais e políticas, uma vez que aliciam a tomada de decisões e posturas perante questões de interesse social. Somado a isso, as redes sociais – canais de domínio informacional – servem, prejudicialmente, como ferramentas de criação de fóruns e envio de conteúdos sensacionalistas a cada usuário que, por vezes, fomenta a validação de esteriótipos e ataques degradantes.
Dessarte, em virtude dos episódios nefastos mencionados, faz-se mister a atuação do Governo e do Ministério da Educação – órgãos que regem o sistema educacional – solidificar um projeto de valorização à diversidade de posições críticas, denominado "Mais diálogo: promoção da criticidade", e buscar suporte de redes virtuais, como Facebook e Instagram, com objetivo de promover uma mudança gradual na mentalidade da nova geração. Essa ação deve ocorrer por meio de transformações na Base Nacional Comum Curricular e materiais didáticos, bem como do suporte de influenciadores digitais, que consolidarão uma via comunicativa a respeito da temática. Assim, a nação verde-amarela poderá usufruir dos direitos expostos na Magna Carta, plenamente.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.