Devido as exigências de produção em larga escala, há a necessidade de desenvolver os produtos de forma rápida, ou seja, forçada. A alternativa para atender essa demanda é utilizando agrotóxicos, sendo essa substância tóxica quando consumida em excesso e com frequência, que é a realidade de diversos brasileiros, estes se intoxicam aos poucos, tudo isso por causa da indústria alimentícia.
Além disso, para haver uma colheita satisfatória é necessário plantar em vastos territórios, desencadeando o desmatamento. Os grandes proprietários de terras desmatam para plantar, que não só destrói o habitat natural de diversos animais como também mata-os asxificiados ou queimados e o CO² corrói a camada de ozônio do planeta. Os prejuízos da agricultura com irresponsabilidade são imensos e atingem diretamente o planeta Terra.
O governo deve incentivar o consumo de produtos livre de toxinas ou que advém dessas práticas prejudiciais, também estimular a horta em casa para que as famílias brasileiras cresçam de forma saudável. Mas cuidar do planeta não deve ser somente responsabilidade da população, devem alerta e criar penalidades para os donos de grandes terras que insistirem em adotar técnicas danosas à população e ao meio ambiente.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 0
Você não atingiu os critérios definidos na Competência 2. O participante desenvolve texto que não contempla a proposta de redação: desenvolve outro tema e/ou elabora outra estrutura textual que não a dissertativo-argumentativa – por exemplo, faz um poema, descreve algo ou conta uma história.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 0
Você não atingiu os critérios definidos na Competência 3. O participante apresenta informações, fatos, opiniões e argumentos incoerentes ou não apresenta um ponto de vista
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 0
Você não atingiu os critérios definidos na Competência 4. O participante apresenta informações desconexas, que não se configuram como texto. Não há a presença de conectores ou estes estão sendo usados de forma equivocada, confundindo o estabelecimento de sentido.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.