Primordialmente, é imprescindível salientar que a infância é uma das principais fases no processo escolar. Assim como representado na obra “ A garota que roubava livros”, à literatura, faz-se um excelente mecanismo educacional estando presente principalmente durante a fase da alfabetização infantil por proporcionar estratégias de ensino. Desse modo, visando melhorar o aprendizado na fase infantil, é de extrema necessidade que haja investimentos na literatura em escolas.
Outrossim, é igualmente preciso apontar os ensinamentos comportamentais, proporcionados por livros infantis. Certamente, o convívio social durante a infância é de suma necessidade por ensinar à criança a lidar com situações cotidianas do dia a dia e na formação de relações com pessoas. Sob essa ótica, pode-se afirmar que crianças que possuem contato com a literatura desde cedo, se tornam mais preparadas para o futuro.
Frente a tal temática, cabe ao Ministério da educação, responsável por organizar e fiscalizar ações que podem ser tomadas para melhorar a educação, proporcionar projetos em escolas de rede privada e pública a fim de instigar crianças à incluir à leitura desde a infância e capacitar as instituições a como praticar as ações de forma correta evidenciando, sua importância. Além disso, é necessário a criação de propagandas que ressaltam o impacto da leitura infantil para o futuro da sociedade. Sendo assim, ao longo do tempo, a literatura será utilizada cada vez mais no processo da formação infantil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.