A princípio, destaca-se que a redução de linhas metroviárias é um dos principais fatores que estimula a compra de carros, pois com malhas de rodovias insuficientes, os trens das grandes metrópoles possuem pouca variação locomotiva. Então, a busca por conforto e agilidade ao se locomover, faz com que a população opte pela aquisição de automóveis. Esse agravamento de veículos nas ruas vem se destacando nos últimos dez anos, de acordo com o Observatório das Metrópoles.
Por conseguinte, é notório pessoas com dívidas pela obtenção de transportes individuais, tanto para se locomover melhor, quanto para adquirir status. As ideias proferidas por JK paira na imaginação das pessoas--que possuir carro próprio traz noção de luxo, fomentada ainda pelas empresas automobilísticas. Entretanto, os resultados do excesso de automóveis são vistos todos os dias, como engarrafamentos em horários de pico. De acordo com o jornal O Globo, os paulistanos gastam 45 dias do ano presos no trânsito. Diante desse fato, compreende-se que no Brasil há má qualidade de mobilidade urbana.
Portanto, observa-se em nosso tecido social, os obstáculos para para garantir uma boa mobilidade urbana. Nesse sentido, o Ministério da Infraestrutura, deve ampliar as malhas rodoviárias, por meio de investimento financeiro, que garanta o bem-estar da população, a fim de desincentivar a compra do transporte individual e que as pessoas se desvenciliem das ideias de JK.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.