Em primeiro plano, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para resolver esse questão. Segundo dados do G1: "No Brasil, em média mais de 100 pessoas são vitimas de intolerância religiosa por semana". Dessa forma, fica evidente que esse problema ainda persiste pois o governo não apresenta medidas como a criação de centrais de denuncia de intolerância religiosa para frear essa questão. Essa conjuntura, segundo os ideais do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do "contrato social", já que o Estado não fornece direitos básicos para os cidadãos como a liberdade religiosa, o que infelizmente é evidente no pais.
Em segundo plano, é fundamental apontar a má educação como impulsionadora dessa questão no Brasil. Segundo o Jornal Uol: "Pessoas que tiveram uma educação ruim são mais propensas a terem preconceitos religiosos". Diante de tal exposto, é notório que notícias assim sejam consequência de uma educação defasada, onde o aluno não é ensinado a ter respeito e empatia pelo próximo tão pouco a como se comportar em sociedade, essa fato colabora para que o número de casos de intolerância religiosa no Brasil continuem aumentando.Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, o Ministério da educação, órgão máximo responsável pelo ensino da população, por intermédio de instituições de ensino, desenvolvam projetos que demonstre os malefícios que o preconceito religioso traz para a sociedade, a fim de reduzir o número de casos de intolerância religiosa. Assim, o "contrato social" será efetivado.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 150
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 150
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.