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Por viitt
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#91332
Zygmunt Bauman defende que "não são as crises que mudam o mundo, e sim a nossa reação à elas". Porém, não é possível verificar uma reação interventiva na questão da desvalorização do idoso nos dias atuais, que são muitas vezes vítimas de estereótipos. Então, deve-se traçar estratégias a partir da atuação nas causas do problema: o preconceito da sociedade e a falta de representatividade.
Dessa forma, em primeira análise o preconceito da sociedade é um desafio presente no problema. Chimamanda Adichle defende que "a cultura não faz as pessoas; as pessoas fazem a cultura". Tal perspectiva aponta para a responsabilidade individual de mudar o pensamento coletivo quanto à valorização do idoso, visto que, estes são considerados inválidos e inúteis pela sociedade por serem mais velhos. Assim, é preciso realizar a ação individual para a construção social desejada.
Em paralelo, a escassez representativa é um entrave no que tange ao problema. Para Rupi Kaur, "a representatividade é vital". Entretanto, há um hiato na representação do idoso na sociedade, visto que, pela ausência de representantes nas lideranças governamentais e estaduais, estes são desacreditados e acabam cultivando uma insegurança relacionada aos seus próprios conhecimentos. Assim, para criar um país igualitário para todas as idades, é preciso que a representatividade seja entendida como vital.
Portanto, é indispensável intervir sobre o problema. Para isso, o Estado deve criar programas, por meio de palestras e campanhas, a fim de acabar com o preconceito relacionado aos idosos e a sua desvalorização. Tais ações, ainda podem ser divulgadas por grandes perfis no Instagram para atingir a consciência de mais pessoas. Paralelamente é preciso intervir sobre a falta de representatividade presente no problema. Dessa forma, será possível lidar da melhor maneira com essa crise, como defendeu Bauman.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por viitt
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#91375
@Felipe082 ooi, se não for incômodo você poderia corrigir minha redação?? obrigadaa
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Por AmandaMaiia
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#91384
Não sou profissional, apenas uma estudante que está aqui pra aprender mais e quem sabe ajudar alguém.
Considerações: Tese específica e muito bem desenvolvida.
Desenvolvimentos em acordo com a tese explicitada na introdução.
Faltou um pouco de argumentos no desenvolvimento. Porque a representatividade no caso do preconceito com o idoso é um problema? Porque a sociedade tem preconceitos com o idoso, qual a causa do preconceito? E que efeito isso faz na sociedade.
Conclusão iniciando com tese (o que é bom), tem ação meio, agente e finalidade, porém faltou o detalhamento.
A parte " Paralelamente é preciso intervir sobre a falta de representatividade presente no problema" faltou mais informações sobre, de quem e como será feito isso, ficou um pouco jogando.
Finalizou muito bem retornando ao repertório inicial.
Não achei muitos erros de português, apenas algumas vírgulas erradas.
Texto recheado de conectivos <3
Bons estudos pra você, espero ter ajudado. :D
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Por viitt
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#91396
@AmandaMaiia, Ooi, obrigada por ter corrigido, você ajudou muito! Sobre a parte da frase "paralelamente é preciso intervir...", eu achei que não precisava explicar de novo pq seria como uma segunda proposta de intervenção né?
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Por AmandaMaiia
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#91417
viitt escreveu:@AmandaMaiia, Ooi, obrigada por ter corrigido, você ajudou muito! Sobre a parte da frase "paralelamente é preciso intervir...", eu achei que não precisava explicar de novo pq seria como uma segunda proposta de intervenção né?
Olha pra adicionar uma segunda proposta de intervenção vc tem q colocar novamente o agente, meio modo... ou ligar aos que já foram colocados. No seu caso estavam ligados, mas faltava por meio de que iriam fazer isso. Eu n tirei pontos por isso pq acho que o s corretores também não retirariam, mas é apenas uma dica.
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