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Por Greice25
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Embora a Constituição Federal de 1988 assegura o direito ao saneamento básico a todos os cidadãos, percebe-se que na conjuntura brasileira atual não há o cumprimento dessa garantia, principalmente no que diz do descarte e tratamento do lixo no Brasil. Nesse sentido, urge que medidas sejam tomadas para minimizar esse impasse motivada não só pela pela desinformação ecologia, mas também pela negligência governamental.
Diante desse cenário, cabe frisar que embora o brasileiro reconheça a importância da reciclagem para o meio ambiente, o hábito é a desinformação da coleta seletiva ainda se torne presente. Segundo dados divulgados pela Ibope 28% das pessoas não sabem citar as cores das lixeiras de coletas, uma vez que elas são só implantadas nas cidades, mas sua função e importância não são discutidas para a a sociedade. Desse modo, a utilização dos três R's da ecologia - reduzir, reutilizar e reciclar será infringido.
Outrossim, é válido apontar que a negligência do Estado no tratamento do lixo é lenta e precária. Consoante Hans Jonas "o ser humano tem a responsabilidade pela manutenção da natureza e pela garantia do bem-estar de futuras gerações". Dessa forma, o governo por achar que não é um meio lucrativo o tratamento do lixo acaba sendo menosprezado e como consequência o acúmulo dos resíduos além de gerar doenças, a natureza também vai se tornado escassa. Tais situações precisa ser imediatamente revertidas e a sociedade ter mais responsabilidades como defende o filósofo.
Portanto, infere-se que é mister que o Estado - cumprindo seu papel de garantir o tratamento do lixo para todos e de efetiva o Ministério do Meio Ambiente - combater as razões das desinformação, por meio do aumento de campanhas mídiaticas e investimentos de verbas para nova formas de popularizar o conhecimento, a fim de tornar uma sociedade conscientizada e com saneamento básico defendido pela Constituição de 88.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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