Precipuamente é fulcral pontuar que a omissão feminina na sociedade deriva da baixa atuação das autoridades governamentais no que concerne a criação de mecanismos que caibam tais recorrências. Segundo Malala Yousafzai só sabemos a importância da nossa voz quando somos silenciadas, logo percebemos que é o que observamos exatamente no Brasil, visto que depois de todos esses ano as mulheres ainda enfrentam dificuldades em serem ouvidas e em terem reconhecimento que têm direito em meio a uma civilização que predomina o posicionamento masculino. Portanto, tudo isso contribui para perpetuação desse quadro deletério.
Ademais, é imperativo ressaltar o sexismo arcaico como outro promotor do problema. De acordo com Simone de Beauvoir a humanidade é masculina, e o homem define a mulher não em sim, mas relativamente a ele, ela não é considerada um ser autônomo. Partindo desse pressuposto o corpo social negligencia de varias formas, já que a vê como uma figura inferior, incapaz de estar a frente de de movimentos como a arte, a ligando sempre a um homem ou menosprezando suas obras e impondo onde onde a mulher deve estar e o que ele deve ser, contudo retardando a resolução dessa situação caótica.
Assim, medidas exequíveis são necessárias se tomadas para conter o avanço da problemática. Destarte, com intuito de mitigar a omissão feminina na arte, necessita-se que o Tribunal de Contas da União direcione capital que por meio da Secretaria de Cultura, será revestido em projetos que divulguem, incentivem, e abra espaço, para as obras femininas, como as de Maria Firmina que que foram silenciadas por muitos anos por se tratar de uma escritora mulher, negra, filha de ex-escrava que publicou varias obras sobre a abolição em plena escravidão. Desse modo atenua-se-a em médio e longo prazo o impacto nocivo do problema, assim o gênero feminino alcançará sua representatividade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 147
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.