Avatar do usuário
Por Moon199
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#91129
Redação para Concurso:
Padrão: 0-100

I) Estrutura (0-25): Seguir padrão do texto dissertativo argumentativo

II) Conteúdo (0-30): Análise de ideias fundamentais, consistência e relevância argumentativa

III) Expressão (0-25): Atenção a norma culta e a adequação vocabular a questão

IV) Clareza, Coesão e Concisão (0-20)
____________________________________________________________________

Ganância e inconsciência, uma triste realidade

Segundo a Constituição Federal de 1988, do Brasil, todo cidadão tem direito a um meio ambiente saudável e equilibrado. Infelizmente, esta garantia constitucional não se mostra efetivamente consagrada pelo Estado Brasileiro. Nesse sentido, fica evidente que o cenário nefasto ocorre em razão do, incessante, desejo pelo lucro pela exploração da natureza, dessa forma problemas de saúde na nação verde amarela.

Cabe salientar que a busca, inconsequente, por lucro obtido a partir do meio ambiente, indubitavelmente, fere os preceitos do desenvolvimento sustentável. Este conhecido tipo de desenvolvimento se refere à prática de modos de produção e exploração natural saudáveis que visem a proteção ao meio ambiente para o usufruto das próximas gerações. Contudo tais modos conscientes não são realmente efetivados no Brasil, como observado nos eventos relacionados aos recordes de desmatamentos e queimadas em 2020 relatados pelo IBAMA, gerando dessa forma perdas ecológicas que, muitas vezes, serão irreversíveis. Dessa forma observa-se que a busca por capital natural acaba por atacar direitos coletivos da sociedade.

Como consequência de tais fatos, o povo, sofre diretamente os efeitos nocivos deste problemas, geralmente, antrópicos. Segundo o Instituto de Saúde e Sustentabilidade em seus estudos de 2014 nas capitais do Rio de Janeiro e São Paulo, mais de 130 mil pessoas morreram devido a doenças provocadas pela qualidade do ar, indo desde problemas respiratórios até cardíacos. Nesse sentido, podem ser observados os efeitos diretos da ausência de consciência ambiental, visto que tais eventos estão relacionados à condições anormais de emissão de poluentes e ao reduzido índice de presença de áreas verdes, que influem no IQA, em grandes cidades.

Diante dos fatos supracitados observa-se que o uso sustentável dos recursos, no país, provoca efeitos diretamente na população, evidenciando dessa forma um ataque à direitos difusos. Tal realidade precisa ser discutida e trabalhada para que assim sejam consagrados consagrados os direitos constitucionalmente garantidos.

______________________________________________
Bom dia pessoal, perdoem-me me sumiço.
Estava passando por uma situação atípica e não pude estar estudando ou fazendo redações por um tempo.
Espero que este texto esteja agradável e que eu não tenha piorado em alguns pontos de escrita neste intervalo.

Se pudessem corrigir minha redação, ficaria muito agradecida.

@Felipe082 ; @Katsmoking ; @Mylike ; @Gi69 ; @Jeffmelo99
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Avatar do usuário
Por Felipe082
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos Colecionador Doações
#91149
Oi, @Moon199, tudo certo? Vou fazer uma breve correção da sua sua redação. Qualquer dúvida, fique à vontade para me perguntar.

I) Estrutura (0-25): Seguir padrão do texto dissertativo argumentativo => 20/25. Procure desenvolver mais a introdução e a conclusão.

II) Conteúdo (0-30): Análise de ideias fundamentais, consistência e relevância argumentativa => 24/30. Há algumas falhas argumentativas, as quais geram questionamentos. Por exemplo: no D1, você afirmou que houve um recorde de desmatamento e de queimadas, mas qual é a causa desse aumento? De que forma isso se relaciona com a falta de consciência ambiental?

III) Expressão (0-25): Atenção a norma culta e a adequação vocabular a questão => 20/25. Há alguns desvios de gramática, principalmente de vírgula.

IV) Clareza, Coesão e Concisão (0-20) => 16/20. Há poucos deslizes relacionados à articulação das partes do texto. Evite repetir conectivos, como "nesse sentido".

Total => 80/100

Muito bem! :D
0
Avatar do usuário
Por Moon199
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#91178
Boa noite @Felipe082
Perdão a demora, só pude ver agora

Irei me atentar aos pontos destacados

Essa falha do d1, poderia ser resolvida se eu utilizasse mais algum repertório ou realmente foi uma falha na minha estratégia de abordagem?
A vírgula ainda está me mordendo um pouquinho :oops:

E muito obrigada mesmo pela correção, me ajuda demais
Sinto que melhorei bastante desde que ingressei no fórum
1
Avatar do usuário
Por Felipe082
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos Colecionador Doações
#91257
Imagina! :D
A falha no D1 poderia ser resolvida se você trouxesse explicações que preenchessem as lacunas argumentativas.
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
1 Respostas 
164 Exibições
por Lyh0610
0 Respostas 
223 Exibições
por rafaelguerr
0 Respostas 
90 Exibições
por magdaro
0 Respostas 
170 Exibições
por AnaLuiza01
3 Respostas 
1343 Exibições
por linsley
0 Respostas 
871 Exibições
por Micael2006
0 Respostas 
28 Exibições
por Midon
0 Respostas 
86 Exibições
por Bibibia
0 Respostas 
23 Exibições
por kaio1951
Os efeitos da atividade física na saúde mental
por Jvitin    - In: Outros temas
0 Respostas 
87 Exibições
por Jvitin

No que concerne, a persistência da viol&ecir[…]

No ano de 2022, o Conselho Nacional de Trâns[…]

Merenda escolar

A alimentação é essencial em[…]

Merenda escolar

Alimentação é essencial em um[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM