Thomas Hobbes, filósofo britânico, defendeu que os seres humanos são maus por natureza. Por conta disso, eles não sabem viver em sociedade e necessitam do Estado para ditar as normas de convivência, bem como para garantir seus bem-estares. Lamentavelmente, no Brasil, observa-se que a falta de respeito entre as pessoas no trânsito – decorrente da malevolência humana - não é freada pelas leis, posto que estas são insuficientes. Nesse sentido, reverter esse quadro é essencial para que haja harmonia no referido espaço.
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Mormente, vale pontuar que a falta de empatia nos modais de transporte corrobora a violência nele. Nesse contexto, observa-se que os condutores de veículos, muitas vezes, não respeitam os pedestres, já que, com atos imprudentes, como dirigir bêbado ou checar notificações no celular, colocam ambos em risco, além de, não raramente, brigarem entre si por banalidades, por exemplo, por causa de uma vaga de estacionamento. Concomitantemente, os caminhantes cruzam as ruas desrespeitando os semáforos ou as faixas de segurança. Essa conjuntura caótica é retratada por Leandro Carnal, no livro "Todos Contra Todos: o ódio nosso de cada dia", no qual ele afirma que os brasileiros, muitas vezes, não refletem acerca de suas ações, as quais são pautadas no ódio, além de culparem umas as outros pelos efeitos negativos de suas ações, no caso do trânsito, acidentes e mortes. Em suma, as rodovias, ruas e estradas tornam-se ambientes hostis em decorrência da falta de bom senso social, o que é inaceitável.
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Além disso, a insuficiência legislativa alicerça o problema. Esse fato se dá haja vista que o direito constitucional à segurança da população não é garantido pelo poder público, já que há a falta de, por exemplo, uma maior fiscalização do cumprimento das leis do trânsito - definidas pelo Código de Trânsito Brasileiro - por policiais e agentes contratados pelas prefeituras municipais. Em virtude disso, percebe-se não só a falta de disciplina nos modais de transporte, como também a motivação da supramencionada conduta imprudente dos cidadãos neles. Assim, é lícito apontar que o poder público faz deles locais propícios para o avanço da violência, o que revela um descomprometimento com a consolidação do bem-estar social, crucial aspecto defendido por Hobbes.
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Portanto, as Polícias Civil e Rodoviária - responsáveis pela segurança dos cidadãos - devem garantir a ordem no trânsito, mediante a vigilância dele, a aplicação de multas e, em casos mais graves, o rendimento de infratores, a fim de fazer com que as leis sejam cumpridas por todos. Também, as prefeituras de cada município devem contratar agentes do trânsito para garantir a ordem nele. Outrossim, campanhas, cujo intuito é incentivar a boa conduta das pessoas no local em pauta, são essenciais.
@JoaoPedro72 @Mylike @bylari @Felipe082, se alguém puder ler e dizer se eu dei uma exagerada, agradeço... não precisa de comentários longos e nem pressa, viu? Obrigadaaaaa <3
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.