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Por Livia009
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#90999
Na novela "Rebelde" aborda um caso de esquizofrenia,com a personagem Lucy,ela achava que tinham câmeras 24 horas por dia filmando-a.Tinha surtos,ficava completamente descontrolada e debilitada.
Essa doença é mais causada em jovens e adolescentes,por conta de estresse ou até mesmo genética familiar.Esse transtorno psicológico pode apresentar vários sintomas como,se sentir vigiado o tempo todo,dificuldade de diferenciar a realidade com o imaginário que o mesmo cria,tem alucinações e também ouvir vozes.
Existem tratamentos para essa enfermidade,como a psicoterapia.O Psiquiatra irá examinar o paciente,e diagnósticar que tipo de esquizofrenia o mesmo tem.Para esse problema existe diversos medicamentos,um dele são os antipsicóticos,que atuam no sistema nervoso e bloqueia os receptores de dopamina e serotonina.
Concluímos que a melhor forma de tratar-se é fazendo psicoterapia e tomar os remédios corretamente.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 60

Você atingiu aproximadamente 30% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 60

Você atingiu aproximadamente 30% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 20

Você atingiu aproximadamente 10% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta proposta de intervenção vaga, precária, frágil, superficial, ou relacionada apenas ao assunto, de forma tangencial ao tema, isto é, sem se ater ao recorte temático solicitado.

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Por alaanacarv
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#91006
oi! Meu nome é Alana e pontuei sua redação com 360 pontos. Abaixo, explico o porquê:
- Saiba o que cada competência pede de você e procure o significado de cada termo que achar diferente na vista pedagógica.
- Competência 1: Exemplo da introdução ("NA novela Rebelde, aborda") --> o correto seria A novela "Rebelde" aborda..." enfâse no A, na vírgula que não seria usada entre Rebelde e aborda e as aspas no nome da novela.
"Para esse problema existe diversos medicamentos,um dele são os antipsicóticos" --> o correto seria "Para esse problema, EXISTEM diversos medicamentos. Um exemplo são os antipsicóticos"
Nessa competência, recomendo revisar vírgula, concordância e regência e pontuação. No mais, lembre-se de incluir um espaço após virgulas, pontos finais e outros tipos de pontuação, tome cuidado com a divisão de paragráfos e atente-se a escolha de palavras de modo que você consiga evitar duplo sentido ou dúvida sobre interpretação do que você escreveu.
- Competência 2: essa competência avalia o seu entendimento da proposta de texto/tema e verifica se você consegue relacioná-la a outras áreas do conhecimento, dentro dos limites de um texto dissertativo argumentativo.
Creio que você ainda não tenha tido tanto contato com termos como os que eu citei mas recomendo que entenda-os, procurando seu significado na internet/Youtube. Cuidado na hora de citar uma novela e não dar à ela todas as características que ela necessita para ser entendida pelo corretor/leitor da sua redação. Exemplo: A novela Rebelde aconteceu alguma coisa.... --> o melhor seria empregar a referência desta maneira:" A novela "Rebelde", produção mexicana focada no público juvenil, retrata o drama de Lucy que sofre com esquizofrenia, um problema psicológico caracterizado por...."
Recomendo que entenda a divisão dos paragráfos no texto dissertativo argumentativo e qual a importância de cada um. Quando você citou o exemplo de Lucy, se concentrou apenas nele e esqueceu de citar outros elementos do tema como estigma e sociedade brasileira. Concentre-se mais no direcionamento que o tema te dar pra prosseguir e criar o seu projeto de texto.
-Competência 3: já citei o problema de não saber relacionar o tema e a sua citação/referência na última competência. Entenda que as competências 2 e 3 estão muito ligadas por esse aspecto. Vou te dar um exemplo de como reescrever sua introdução, utilizando a mesma referência mas relacionando-a com o tema
"A novela "Rebelde", produção mexicana focada no público juvenil, retrata o drama de Lucy que sofre com esquizofrenia, um problema psicológico que causa os sintomas ..... Fora da alusão, pessoas portadoras de doenças mentais sofrem os sintomas e o preconceito direcionado a elas, fruto de uma sociedade que tem falta de conhecimento básico sobre as doenças mentais e uma postura de resistência a (...)." Esse é só um exemplo e está um pouco ruim, mas serve apenas pra te dar uma base.
- Competência 4: não vou falar muito da competência 4 mas recomendo que entenda o que são conectivos intraparagráfos e interparagráfos
- Competência 5: essa competência pede uma proposta de intervenção com 5 elementos, ou seja, como alguém poderia ajudar com algo a solucionar o problema do tema através de determinado meio e com um efeito significativo na sociedade. Você não apresentou nenhum desses elementos e sua conclusão está pouco relacionada com o tema. A conclusão exigia algo que combatesse o problema do estigma/preconceito contra aqueles que tem os problemas mentais e não recomendar um tratamento pra quem sofre com esquizofrenia e outras doenças do tipo.

No geral, recomendo que reescreva sua redação, leia redações nota mil, procure aulas sobre o básico de redação e vá avançando corrigindo os problemas que foram apontados nessa e em outras correções. Entenda tudo que eu falei como uma critíca construtiva, sei como é não saber muita coisa e errar muito mas a sensação de escalar pouco a pouco a escada para o sucesso é incrível. Não pare até senti-lá! Sucesso na sua caminhada!
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