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Por JoaoPedro72
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#90542
“O ódio que você semeia” é um filme que, entre tantas problemáticas, narra o sofrimento do personagem Khalil, o qual, por ser uma pessoa negra, é assassinado por um policial branco. Nessa lógica, é plausível comparar esse enredo à realidade brasileira, em que indivíduos negros são, muitas vezes, estigmatizados pela sociedade, o que é inadmissível, dado que, assim como os brancos, eles merecem ser respeitados. Dessa arte, a fim de combater esse crítico contratempo, é preciso discorrer acerca dos fatores que sustentam a sua existência: a irresponsabilidade midiática e a superficial atuação pedagógica.

Herbert Marcuse, sociólogo alemão, afirmou que a mídia homogeneíza os fenômenos nocivos que ocorrem no corpo cívico, de modo a formar cidadãos fortemente alienados. Essa crítica do estudioso é, de fato, confirmativa, uma vez que, mesmo com seu alto poder de influência e de transformação, os veículos comunicativos não reivindicam, significativamente, a necessidade de se combater a estigmatização dos negros, tendo em vista que, para eles, essa militância não é profícua, já que ela não gera suficientes patrocínios e, pois, rendimento. Esse ínfimo debate estimula a insipiência da população e, consequentemente, contribui para a perpetuação de falta de empatia, de repúdios e de estereótipos contra os negros, o que causa dano à vida acadêmica (como desprezos efetuados por professores e por discentes), trabalhista (como humilhações e condutas negativas, por parte dos chefes) e sociável (como microagressões constatadas em seu cotidiano) desse público. Logo, enquanto os canais de imprensa não ressignificarem essa atitude negligente, difícil será observar, no Brasil, um cenário no qual indivíduos negros são respeitados pela coletividade.

Tem-se, subsequentemente, outro pilar que sustenta o empecilho: a omissão didática. Isso ocorre, visto que, às vezes, os colégios focam, exacerbadamente, em formar os alunos para a ocupação profissional e, em virtude disso, esquecem a instrução desses quanto à importância de bases essenciais para a consolidação de uma sociedade harmônica, tais como o desenvolvimento do respeito e da empatia para as pessoas que são marginalizadas pelo tecido civil, como os negros. Por causa disso, esses estudantes saem do ambiente escolar com uma ótica preconceituosa, o que colabora para a expansão de hostilidades (como agressões físicas e verbais) contra os negros, fenômeno o qual é capaz de, gravemente, agoniar esse público. Diante disso, um conceito que pode fundamentar essa alegação é a “McDonaldização da Escola” (desenvolvida pelo pensador Michael Apple), a qual afirma que os educandários são análogos à indústria, posto que secundarizam o senso crítico e, a partir disso, focam, apenas, em doutrinar o discente para o mercado de trabalho. É irrefutável, por fim, que a displicência acadêmica intensifica o processo de marginalização dos negros.

Diante desses aspectos, é crucial que haja uma intervenção. Com a finalidade de combater a estigmatização dos negros, os gestores dos principais conglomerados de mídia do Brasil - como Silvio Santos (proprietário do SBT) e Roberto Marinho (presidente da Globo) - têm de elaborar, em grande quantidade, campanhas informativas sobre a necessidade de se respeitar os negros. Isso deve ser, aliado ao apoio instrutivo das escolas, feito por intermédio de recursos financeiros disponibilizados pelos próprios setores econômicos das empresas e contará, também, com a “hashtag” “#AdeusRacismo”, a qual auxiliará no processo de disseminação dos esclarecimentos vistos nas publicidades. Com essa medida, espera-se que, diferentemente do enredo constatado em “O ódio que você semeia”, o Brasil se torne um país mais afável.

Imagine uma vaca. Uma pessoa com uma mente ruim irá matá-la para comer carne. Uma pessoa com uma mente boa pegará o leite da vaca, venderá esse leite e comprará mais vacas para gerar mais leite. Não se contente com pouco, busque sempre elevar o seu nível!
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 192

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 192

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 192

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por JoaoPedro72
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#90923

Imagine uma vaca. Uma pessoa com uma mente ruim irá matá-la para comer carne. Uma pessoa com uma mente boa pegará o leite da vaca, venderá esse leite e comprará mais vacas para gerar mais leite. Não se contente com pouco, busque sempre elevar o seu nível!
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Por Fortes
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos Colecionador Doações
#90941
Oi, @JoaoPedro72!

Como sabe, o meu serviço de correção detalhada agora é pago, então eu vou apenas pincelar alguns dos aspectos que contribuíram para a nota que atribuí.

C1: 3 desvios
- Desvio de uso de pronome > "desses" [linha 14] (d. gramatical);
- Desvio de regência nominal de "respeito" e de "empatia" [linha 15] > respeito para para com/com/por negros (d. gramatical);
- Desvio de concordância > o conceito..., a qual o qual [linha 18] (d. gramatical).

C3: Falha no projeto de texto e lacunas argumentativas
- Introdução: por que é plausível comparar o filme com a realidade? > Faltou um mecanismo coesivo de explicação que marcasse isso
- D1: partindo do princípio que a mídia financia mais e atribui maior valor publicitário a assuntos e problemas polêmicos, como ela pode tratar os fenômenos nocivos de forma homogênea? Por que o "ínfimo" debate estimula a "insipiência" da população? Clarifique.
- D2: todos os estudantes saem do ambiente escolar com uma ótica preconceituosa? Modalize. Qual a contribuição da apresentação do conceito de “McDonaldização da Escola” no final do parágrafo? E, ainda, repetindo o que você explicitou no começo dele? Tenha estratégia.

C4: Repetições exageradas.
- 3 "como" não estratégicos no D2;
- 4 variações do mesmo mecanismo coesivo, no mesmo parágrafo, atribuindo a mesma coesão referencial do "disso" no D2;
- 2 "com" como estratégia de abertura de período no mesmo parágrafo (na conclusão).

Esses são alguns dos pontos a serem analisados. Claro que há outros, mas limito aqui a minha análise.

Bons estudos, João!

Me acompanhe no Instagram (@fortesnaredacao)! :)
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