Herbert Marcuse, sociólogo alemão, afirmou que a mídia homogeneíza os fenômenos nocivos que ocorrem no corpo cívico, de modo a formar cidadãos fortemente alienados. Essa crítica do estudioso é, de fato, confirmativa, uma vez que, mesmo com seu alto poder de influência e de transformação, os veículos comunicativos não reivindicam, significativamente, a necessidade de se combater a estigmatização dos negros, tendo em vista que, para eles, essa militância não é profícua, já que ela não gera suficientes patrocínios e, pois, rendimento. Esse ínfimo debate estimula a insipiência da população e, consequentemente, contribui para a perpetuação de falta de empatia, de repúdios e de estereótipos contra os negros, o que causa dano à vida acadêmica (como desprezos efetuados por professores e por discentes), trabalhista (como humilhações e condutas negativas, por parte dos chefes) e sociável (como microagressões constatadas em seu cotidiano) desse público. Logo, enquanto os canais de imprensa não ressignificarem essa atitude negligente, difícil será observar, no Brasil, um cenário no qual indivíduos negros são respeitados pela coletividade.
Tem-se, subsequentemente, outro pilar que sustenta o empecilho: a omissão didática. Isso ocorre, visto que, às vezes, os colégios focam, exacerbadamente, em formar os alunos para a ocupação profissional e, em virtude disso, esquecem a instrução desses quanto à importância de bases essenciais para a consolidação de uma sociedade harmônica, tais como o desenvolvimento do respeito e da empatia para as pessoas que são marginalizadas pelo tecido civil, como os negros. Por causa disso, esses estudantes saem do ambiente escolar com uma ótica preconceituosa, o que colabora para a expansão de hostilidades (como agressões físicas e verbais) contra os negros, fenômeno o qual é capaz de, gravemente, agoniar esse público. Diante disso, um conceito que pode fundamentar essa alegação é a “McDonaldização da Escola” (desenvolvida pelo pensador Michael Apple), a qual afirma que os educandários são análogos à indústria, posto que secundarizam o senso crítico e, a partir disso, focam, apenas, em doutrinar o discente para o mercado de trabalho. É irrefutável, por fim, que a displicência acadêmica intensifica o processo de marginalização dos negros.
Diante desses aspectos, é crucial que haja uma intervenção. Com a finalidade de combater a estigmatização dos negros, os gestores dos principais conglomerados de mídia do Brasil - como Silvio Santos (proprietário do SBT) e Roberto Marinho (presidente da Globo) - têm de elaborar, em grande quantidade, campanhas informativas sobre a necessidade de se respeitar os negros. Isso deve ser, aliado ao apoio instrutivo das escolas, feito por intermédio de recursos financeiros disponibilizados pelos próprios setores econômicos das empresas e contará, também, com a “hashtag” “#AdeusRacismo”, a qual auxiliará no processo de disseminação dos esclarecimentos vistos nas publicidades. Com essa medida, espera-se que, diferentemente do enredo constatado em “O ódio que você semeia”, o Brasil se torne um país mais afável.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 192
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 192
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 192
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.