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Por Anaxy
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No atual contexto mundial, a disseminação de fake News – que segundo a tradução literal significa “notícias falsas” – se mostra cada vez mais perigosa e frequente, enquanto o número de pessoas que passam a acreditar nelas aumenta de forma exponencial. “Nunca há tanta mentira quanto antes das eleições, durante a guerra e depois da caça” disse Otto Von Bismarck, diplomata e político alemão, essa frase se mostra de forma verídica nos últimos anos enfrentados pela população mundial, um dos exemplos da disseminação de Fake News no Brasil se mostrou durante a corrida presidencial, que ocorreu no ano de 2018, na qual houve uma propagação generalizada de Fake News sobre os candidatos, essas variavam desde ataques à seus familiares até possíveis fraudes no processo eleitoral.
Segundo um estudo realizado pelo Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT), as notícias falsas se propagam 70% mais rápido do que notícias verdadeiras, isso se dá ao fato de que a sociedade deixou de verificar a veracidade dos fatos e passou a acreditar em tudo aquilo que lê na Internet, em especial nas redes sociais. Outro fato que motiva o resultado da pesquisa, é que as pessoas tendem a acreditar em tudo aquilo que lhes transmite conforto e segurança.
Algo que se mostra cada vez mais comum na “Era da Pós-Verdade”, que é um fenômeno no qual a opinião passa a ser mais importante do que fatos objetivos, é a quebra dos limites da liberdade de expressão, que está presente nos direitos humanos. A criação de Fake News, muitas vezes, ultrapassa as barreiras individuais da liberdade de expressão, levando a discursos de ódio, que ocasionam a violência e a agressão. No entanto, deve-se ter em mente que a autonomia de opiniões é um direito de todo cidadão, mas esta só pode ser exercida quando não ameaça a honra e a liberdade de terceiros.
As notícias mentirosas não são um problema somente na sociedade Brasileira, mas sim em todo o mundo, podemos citar como exemplo, as Fake News que circularam e continuam a circular durante a pandemia do coronavírus, atualmente essas contabilizam mais de 400, as mais perigosas envolvendo o banho de soda cáustica para limpar e proteger o corpo contra a doença, a fabricação de álcool em gel caseiro, a morte causada pela vacinação, entre outros. Esse último sendo quase semelhante às Fake News que circularam durante a Revolta da Vacina, que ocorreu em 1904 no Rio de Janeiro.
Portanto, cabe à população pôr em prática a famosa frase popular “Sua liberdade termina quando começa a do outro” e ao governo e ministério federal, juntamente com a população, elaborar e fazer cumprir leis e campanhas que conscientizem sobre os impactos e consequências que podem ser geradas pelas Fake News e como descobri-las, além de penas e multas a serem cumpridas pelos praticantes do ato.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.

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