Segundo um estudo realizado pelo Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT), as notícias falsas se propagam 70% mais rápido do que notícias verdadeiras, isso se dá ao fato de que a sociedade deixou de verificar a veracidade dos fatos e passou a acreditar em tudo aquilo que lê na Internet, em especial nas redes sociais. Outro fato que motiva o resultado da pesquisa, é que as pessoas tendem a acreditar em tudo aquilo que lhes transmite conforto e segurança.
Algo que se mostra cada vez mais comum na “Era da Pós-Verdade”, que é um fenômeno no qual a opinião passa a ser mais importante do que fatos objetivos, é a quebra dos limites da liberdade de expressão, que está presente nos direitos humanos. A criação de Fake News, muitas vezes, ultrapassa as barreiras individuais da liberdade de expressão, levando a discursos de ódio, que ocasionam a violência e a agressão. No entanto, deve-se ter em mente que a autonomia de opiniões é um direito de todo cidadão, mas esta só pode ser exercida quando não ameaça a honra e a liberdade de terceiros.
As notícias mentirosas não são um problema somente na sociedade Brasileira, mas sim em todo o mundo, podemos citar como exemplo, as Fake News que circularam e continuam a circular durante a pandemia do coronavírus, atualmente essas contabilizam mais de 400, as mais perigosas envolvendo o banho de soda cáustica para limpar e proteger o corpo contra a doença, a fabricação de álcool em gel caseiro, a morte causada pela vacinação, entre outros. Esse último sendo quase semelhante às Fake News que circularam durante a Revolta da Vacina, que ocorreu em 1904 no Rio de Janeiro.
Portanto, cabe à população pôr em prática a famosa frase popular “Sua liberdade termina quando começa a do outro” e ao governo e ministério federal, juntamente com a população, elaborar e fazer cumprir leis e campanhas que conscientizem sobre os impactos e consequências que podem ser geradas pelas Fake News e como descobri-las, além de penas e multas a serem cumpridas pelos praticantes do ato.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.