Diante desse cenário, cabe pontuar como o combate ao desequilíbrio entre as condições de renda do corpo civil pode reduzir os danos à biosfera. Nessa lógica, o documentário ‘’Ilha das Flores’’ exibe a situação das pessoas inseridas em um contexto de pobreza e miséria, no qual a sobrevivência ocorre por meio do trabalho e da moradia insalubres nas áreas de deposição de resíduos sólidos, desconhecendo-se os riscos existentes nessas localidades. À vista disso, denota-se que o alheamento quanto às questões ambientais, principalmente entre a parcela populacional exposta na obra, é provocado pela ínfima importância dessas pautas frente a um cotidiano marcado pela falta de aparatos básicos – como comida e água –, porquanto a natureza assume um caráter meramente utilitário, sendo ocupada, manipulada e poluída sem a devida noção acerca das consequências críticas – por exemplo, a contaminação dos solos, das águas e do próprio ser humano – resultantes dessas ações. Posto isto, o estabelecimento de políticas de equanimidade, a partir do amparo estatal, garantiria a dignidade e o bem estar e, assim, as políticas de sustentabilidade seriam mais efetivas entre essa coletividade.
Ademais, vale ressaltar a importância da iniciativa ambientalista durante a formação estudantil como essencial para a consolidação da igualdade ambiental. Acerca disso, o conceito de ‘’Princípio da Responsabilidade’’, do sociólogo Hans Jonas, designa que a conduta de exploração deve ser refletida a longo e a curto prazo, limitando-a para fomentar a conservação do meio para as gerações atuais e as futuras. Sob esse viés, tal princípio não é amplamente praticado no panorama nacional, pois a sociedade exerce, na maioria das vezes, o uso improdutivo dos recursos, sendo a desigualdade um fator majoritário desse entrave, uma vez que o conhecimento a respeito dos fenômenos e dos mecanismos sustentáveis não são, respectivamente, difundidos e viáveis a todos os indivíduos em razão da exclusão da pobreza como um aspecto restritivo da informação necessária para alcança-lo. Logo, a instrução acerca do conjunto de desafios ambientais e das maneiras simples de auxiliar no seu impedimento, direcionada tanto aos alunos de baixa renda quanto aos seus responsáveis, viabilizaria o início de uma progressiva transformação de hábitos, a qual é indispensável para a superação dessa disparidade.
Portanto, urge a tomada de medidas para atenuar essas adversidades. Destarte, o Ministério da Cidadania – órgão incumbido de atenuar os contrastes no âmbito social – deve elaborar um conjunto de programas de equiparação financeira e civil, por intermédio do oferecimento de uma renda mínima, de moradia segura e do incentivo à ocupação de cargos apropriados para a população em estado de precariedade, a fim de cessar o alicerce da desigualdade ambiental. Além disso, o Ministério da Educação, deve, mediante campanhas e palestras dinâmicas, investir no ensino das práticas de proteção ecológica, com o intuito de evitar o cenário narrado por Loyola.
Linhas: 6x9x9x6
Raramente, um pouco mais.''
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.